Abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o 13º Ergodesign e o 13º Usihc

Com o intuito de reunir pesquisadores e criar um grupo coeso na área de Ergonomia será realizado em Juiz de Fora, entre os dias 02 e 06 de junho de 2013, o 13º Ergodesign e o 13º Usihc. A iniciativa é coordenada pela professora do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD∕UFJF), Ana Cristina Lima dos Santos Barbosa. Para ela, a importância do congresso está em formar um grupo de pesquisa mais forte e interdisciplinar na área de ergonomia na UFJF.

O objetivo do evento é reunir profissionais de diversas áreas tecnológicas que envolvam a atividade projetual para refletir e propor melhorias das condições de trabalho e da qualidade de vida do ser humano no emprego, em casa e no lazer.

De acordo com a coordenadora, o congresso foca na informação sobre como a ergonomia é aplicada para melhorar o projeto e o funcionamento de qualquer sistema, ferramenta, ambiente ou produto com os quais as pessoas interagem. “Os eventos são paralelos. O Ergodesign foca especialmente no meio físico, já o congresso Usihc é focado no meio digital.”

O Ergodesign e o Usihc são eventos abertos ao público. Eles são executados pelo Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD∕UFJF) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora (IFET∕JF).

Submissão de trabalhos
O prazo para envio de artigos científicos já está aberto. Para se inscrever, basta os interessados acessarem o site do evento, preencherem o formulário e, posteriormente, encaminhá-lo juntamente com o artigo para o e-mail inscricao@ergodesign-usihc.com.br.

Serão aceitos trabalhos em duas modalidades: artigos completos, entre nove e 12 páginas, e resumo estendido, que tenham entre seis e oito páginas. Para a primeira modalidade serão avaliados artigos científicos sobre pesquisas concluídas, já a segunda modalidade será sobre pesquisas em andamento e trabalhos de conclusão de curso.

Para a professora Ana Cristina, o congresso será importante para a formação de um grupo de pesquisa mais forte e interdisciplinar na área de ergonomia na UFJF

Os temas propostos para artigos do Ergodesign são: Metodologia Ergonômica no Projeto de Produtos; Ergodesign do Produto; Avisos e Advertências; Sistema de Orientação, Sinalização e Instrução; Ambiente Construído; Constrangimentos Posturais em Postos de Trabalho; Acessibilidade e Projeto Inclusivo; e Trabalhos Auxiliados por Computador. Já para o Usihc serão: Sistemas de Hipermídias e Hipertexto; Design de Interfaces; Arquitetura de Informação; Metodologia Ergonômica no Projeto de Sistemas Digitais; Experiência do Usuário; Interação em Dispositivos Móveis; e Acessibilidade e Projeto Inclusivo em Sistemas Digitais.

Datas importantes:
Prazo para submissão de artigos: 10 de setembro a 14 de dezembro de 2012