Fechar menu lateral

Feira de Economia Solidária movimenta Praça do Riachuelo com doces e artesanato

Profissionais comercializaram suas produções artesanais (Foto: Paula Bonfatti/Intecoop)

Nos dias 9, 10 e 11 de outubro quem passou pela Praça do Riachuelo pôde conferir a Feira Municipal de Economia Solidária. De artesanatos a delícias como doces e compotas, a feira movimentou o centro da cidade e simbolizou o contato dessa nova forma de ver a economia com a população juizforana. Segundo o membro da comissão organizadora da feira, Paulo Cesar de Oliveira, o movimento foi satisfatório. “As pessoas passam por aqui, já que é um lugar de trânsito, com pontos de ônibus dos dois lados. A experiência está sendo muito boa.”

Oliveira também afirma que a população local começou a se familiarizar e a enxergar a importância da economia solidária. “A partir do momento em que o público começa a frequentar a feira e a participar das reuniões, a solidariedade é contagiante. As pessoas passam a gostar do trabalho dos profissionais quando conhecem os produtos criados por eles.”

Para Oliveira, participação da população é fundamental para desenvolvimento dos empreendimentos solidários (Foto: Paula Bonfatti/Proex)

A feira contou também com a participação do Coletivo Sem Paredes que, com a iniciativa do PosTV, projeto que busca potencializar a tecnologia da transmissão de vídeo pela internet, convidou políticos locais e membros de diferentes organizações. Participaram do debate representantes da Cooperativa de Portadores de Deficiência (COOPDEF), da Unibairros, do Instituto Educação e Cidadania, da Associação de Artesãos de Bias Fortes e da Associação das Mulheres Negras Chica da Silva, que discutiram o movimento social das culturas e a importância de sua articulação em rede.

Próxima ação
Segundo Oliveira, ainda este mês será realizada uma reunião para discutir assuntos referentes ao Fórum de Economia Solidária da Zona da Mata Mineira. Segundo ele, a participação da população nas discussões é fundamental para o desenvolvimento da economia solidária na região. A reunião será realizada no dia 20 de outubro, das 9h às 17h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região, localizado na rua Floriano Peixoto 72, Centro.  O encontro será decisivo para definir os próximos passos para a realização da Feira Regional de Economia Solidária, que será realizada no mês de dezembro.

Outras informações: (32) 2102-3397 (Intecoop/UFJF)