Atletismo é estimulado entre crianças e adolescentes na Faefid

O estudante Robson Nunes realizando seu lançamento (Foto: Willian Oliveira/Proex)

O fim das Olimpíadas de Londres trouxe mais uma vez à tona uma antiga questão: como fazer com que o Brasil revele mais talentos nos esportes olímpicos? Uma pos­sível res­posta seria estimular a prática na escola, onde se encon­tra o maior número de crianças e, por isso, se­ria mais fácil garimpar os talentos olímpicos. Mas os incentivos em esportes na educação básica são baixos e impossibilitam que esse caminho natural seja alcançado.

Por esse motivo, a Faculdade de Educação Fí­sica e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) criou a iniciativa “O Atletismo em Apoio à Criança e à Adolescência”. “Juiz de Fora, como todo o estado, sempre foi carente no sentido de formar atletas”, conta o coordenador e idealizador do projeto, José Augusto Pereira.

Criada em 2001, a ação, além de revelar talen­tos, tem o objetivo de oferecer às crianças e aos adoles­centes dos bairros do entorno do campus uma prática esportiva orientada, regular e saudável no período de contraturno escolar. “Gosto do que é feito aqui, pois o projeto tira as crianças da rua. Em casa, nós ficaríamos sem fazer nada. Viemos aqui e ainda nos exercitamos, o que é uma coisa boa para nossa saúde”, diz Thainá Mitterhofer, de 13 anos.

Bolsista Jefferson Verbena ensina técnicas de salto em altura às crianças (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Outra atribuição da iniciativa é formar futuros professores com conhecimento mais aprofundado na área. “Podemos aplicar na prática o que aprendemos na teoria. E o fato de sempre termos a orientação e a coordenação de alguém mais experiente não nos deixa ficar totalmente perdidos”, explica o bolsista Jefferson Verbena.

No fim de 2011, o projeto passou a integrar o programa estadual Minas Olímpica, que, aliado à nova estrutura da Faefid, possibilitou uma expansão que está em curso. Atualmente, a iniciativa atende aproximada­mente cem crianças e adolescentes. Embora englobe di­ferentes modalidades esportivas, o foco do projeto é o atletismo. “Também trabalhamos com futsal, handebol, natação e basquete, porém 85% de nossa base é o atle­tismo”, explica o coordenador técnico junto ao Estado, Phelipe de Castro.

Frutos

Segundo Castro, alunos do projeto já conquistaram boas colocações nos torneios de atletismo (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Nos últimos anos, o projeto tem levado alunos para importantes competições como a primeira etapa do Campeonato Mineiro pré-mirim e mirim e a etapa regional dos Jogos Escolares. Nessas competições, os participantes alcançaram resultados expressivos. “Já conseguimos conquistar boas colocações nos torneios em que competimos, o que significa que o trabalho está sendo bem conduzido”, conta Castro.

Um exemplo disso é a estudante Ingrid Eucli­des, de 13 anos. Há seis meses no projeto, ela venceu a etapa mineira das Olimpíadas Escolares na categoria lançamento de dardo e espera alcançar bons resulta­dos para disputar campeonatos internacionais. “Foi muito bom vencer o Mineiro e espero ganhar nova­mente para ir para o Sul-Americano”, conta a atleta.

Compromisso

Um dos objetivos da iniciativa é estimular atividades esportivas no contraturno escolar das crianças (Foto: Willian Oliveira/Proex)

A ação também busca cumprir seu papel social, ao proporcionar à comunidade instalações e materiais adequados. Segundo o professor da Faefid e um dos coordenadores do programa Minas Olímpica, professor Jorge Perrout, “a prática orientada do atletismo é um dos compromissos que o projeto tem com a comunida­de”.

Atividades de esporte e lazer fazem com que os jovens ocupem seu tempo e evitam que fiquem na rua. É o caso de Robson Nunes, de 15 anos. “O projeto foi uma das melhores atividades que a UFJF criou para a comunidade. Ainda mais para nós que não tínhamos nada para fazer em casa.”