Fechar menu lateral

PROEXT 2013: Iniciativa promoverá atendimento bucal a pacientes radioterápicos

Promover ações de prevenção de saúde bucal e procedimentos curativos em pacientes no pré-tratamento radioterápico. Esse foi o objetivo que levou o professor da Faculdade de Odontologia, Marcos Vinicius Queiroz, a criar o projeto “Atenção Odontológica a paciente radioterápico”, contemplado com R$ 45.100,00 pelo Programa de Extensão Universitária 2013 (Proext), do Ministério da Educação.

De acordo com o docente, as pessoas que passam por radioterapia e quimioterapia nas regiões da cabeça e do pescoço sofrem várias alterações devido ao tratamento. “Minha intenção é fazer uma adequação do meio bucal antes que o paciente comece o tratamento contra o câncer. Com isso, podemos amenizar os efeitos negativos da doença, como a diminuição do fluxo salivar, que gera dificuldade na deglutição dos alimentos e prejudica a limpeza dos dentes.”

Além desse problema, o procedimento radioterápico provoca mucosite, lesões que comprometem a deglutição e a fala. “A mucosite é uma úlcera pouco profunda e uma das mais estressantes complicações das terapias contra o câncer.” A proposta da iniciativa é fazer um atendimento adequado, que consiste em polimento de restaurações antigas, remoção de restos dentários, eliminação de possíveis infecções dentárias, entre outros. O projeto surgiu da necessidade de um atendimento voltado para esse público. “Na cidade ainda não temos esse tipo de serviço. As intervenções bucais são fáceis de serem realizadas e trazem diversos benefícios para essas pessoas”, ressalta Queiroz.

Para o coordenador, a aprovação no Proext é resultado de um bom trabalho que leva em consideração a questão humanitária do tratamento. “Esse é um desafio que será levado da melhor forma possível e que pretendemos dar continuidade.” Segundo o docente, o recurso será empregado na compra dos medicamentos para a execução dos tratamentos e no pagamento dos bolsistas.

Atendimento

Professor Marcos Vinícius desenvolverá a iniciativa com recursos do Proext 2013 (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Com o recurso obtido, Queiroz prevê que os atendimentos sejam iniciados a partir de 2013. Os procedimentos serão realizados pelos acadêmicos de Odontologia e o projeto atenderá pacientes encaminhados pelos hospitais de Juiz de Fora e região. O local onde será realizado o tratamento ainda não está definido. “A previsão é de que o consultório seja alocado no Departamento de Odontologia do Hospital Universitário”, adianta.

A iniciativa deverá contar com o apoio de dez bolsistas. Para o professor, é importante que os acadêmicos participem da equipe, pois eles terão a oportunidade de trabalhar com esse público específico durante a graduação. “Acredito que, ao participar das atividades do projeto, a visão dos alunos sobre o que é Odontologia mudará.”