Fechar menu lateral

Seminário sobre contaminação de solos está com inscrições abertas

Os problemas ambientais e as questões relativas à saúde da população. Esses serão os assuntos debatidos no seminário “Contaminação de Solos: características e consequências no meio antrópico”, que será realizado no dia 04 de outubro.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento contará com palestras e mesas redondas. De acordo com o coordenador do seminário, professor Geraldo Rocha, o evento busca discutir os problemas ambientais e as questões relativas à saúde da população. “A contaminação dos solos é um problema invisível e que já existe há muito tempo, mas nos últimos dez anos tem se agravado. Ela pode causar complicações sérias na vida das pessoas. Por isso, nosso objetivo é levantar a discussão, divulgar esses problemas e buscar uma solução.”

Os pesquisadores priorizarão a contaminação em áreas urbanas e rurais. “Começaremos o evento com uma apresentação voltada para as características do solo. Isso é importante, pois precisamos conhecer o terreno para saber como tirar o contaminante”, destaca Rocha.

Para Rocha, a contaminação dos solos é um problema invisível que ocorre há bastante tempo (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

O seminário é aberto ao público e será realizado a partir das 9h no anfiteatro I do novo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH). As inscrições são limitadas e devem ser realizadas na secretaria da Faculdade Senai de Tecnologia, localizada na Avenida Rio Branco 2572, Centro. O investimento é de R$ 10 e deverá ser efetuado por meio de deposito bancário (Banco do Brasil, Agência 00240-8, Conta 109851-9). Após efetuar o depósito, é necessário que o inscrito se dirija à Faculdade Senai e leve um litro de leite, que será doado a instituições de caridade da cidade.     

Outras informações:
(32) 2102-3166 (Programa de Pós-Graduação em Geografia)
(32) 3215-7250 (Senai)


Programação:

Palestra 1: “Solos: características, contaminação e importância social” – Professor Geraldo Rocha (Geociências UFJF)

Palestra 2: “Contaminantes do solo” – Professor Jorge Macedo (Faculdade Senai de Tecnologia)

Mesa redonda: “Contaminação em áreas rurais”

Palestra 3: “Contaminação do solo pelo uso agrícola: ênfase aos pesticidas” – Jussara Regitano (ESANLQ USP)

Palestra 4: “Abordagem integrada de ecossaúde na avaliação da contaminação ambiental por metais: conceitos e estudo de caso – Professora Zuleica Castilhos (CETEM UFRJ)
Mediador: Geraldo Rocha

Mesa redonda: “Contaminação em áreas urbanas”

Palestra 5: Gerenciamento de áreas contaminadas no Estado de Minas Gerais – Cintia Guimarães dos Santos (FEAM-MG)

Palestra 6 “Poluição do solo e qualidade ambiental” – Luiz Roberto Guimarães (DCS UFLA)
Mediador: Jorge Macedo