Vida Ativa: UFJF estimula a prática da ginástica entre idosos

Idosos se exercitam em projeto da Faefid (Foto: Raíza Halfeld/Proex)

Modernos, ativos e eficientes. O perfil do idoso no Brasil está mudando. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao longo das últimas décadas, o número de idosos no país mais que duplicou. Para se ter uma ideia, em 1960, 4,7% da população tinha mais de 60 anos. Já em 2010, esse percentual subiu para 10,8. Os dados mostram ainda que eles estão cada vez mais ativos em diversos setores da sociedade.

Assim, com o intuito de proporcionar o bem-estar e promover o enriquecimento cultural dessa faixa etária, a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) desenvolve desde 2006 o projeto “Ginástica para idosos e turismo social ativo”. Idealizado pelo professor Luiz Carlos Lira, a iniciativa nasceu a partir de outro projeto denominado “Ginástica para idosos”, promovido desde 2004 na paróquia do bairro São Pedro. “Com o tempo, notou-se a necessidade de ampliar as atividades para outros pontos da cidade. Assim, foi criado outro espaço para a prática dos exercícios”, afirma Jakeline Lisboa, atual coordenadora dos dois projetos.

Durante as aulas, os alunos realizam atividades de ginástica e são estimulados a interagir uns com os outros. “Nosso maior objetivo é promover o envelhecimento saudável. Esses encontros contribuem para melhorar a resistência, a força muscular, o nível de diabetes e evita a perda óssea, muito comum nessa idade”, ressalta Jakeline.

Maria de Jesus está no projeto há seis meses e aos 62 anos esbanja disposição. “Sempre gostei muito de me exercitar. Fiquei sabendo do projeto por meio de uma amiga e resolvi participar. Tinha labirintite e desde que comecei aqui, nunca mais tive que tomar remédio”, afirma. A melhoria na saúde também é relatada por Armelinda de Carvalho, de 56 anos. “Procurei a atividade por necessidade e agora já são cinco anos convivendo com eles. Tem sido muito bom e não pretendo parar mais. Depois dos 50 anos, não podemos desistir de nada.”

Superação. Essa é a palavra escolhida pela bolsista Sayonara Fortunato para descrever as aulas. “A troca de experiências proporciona um aprendizado único. A cada dia, busco o melhor para superar não apenas os meus objetivos, mas também para atingir o que os idosos esperam.”

Ao longo dos encontros, os próprios alunos se mobilizam para a prática do Turismo na cidade e região. No próximo dia 20 de setembro, está programada uma viagem para o município de Descoberto (MG).

Como participar?

Idosos realizam exercícios com a orientação da bolsista Sayonara (Foto: Raíza Halfed/Proex)

O projeto “Ginástica para Idosos” é realizado no salão de festas da paróquia de São Pedro, às terças e quintas-feiras, de 8h as 9h. Já o projeto “Ginástica para idosos e turismo social ativo” ocorre na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas das Autarquias do Brasil, às quartas e sextas-feiras, de 14h as 15h. Os interessados em participar devem comparecer a um dos dois locais, munidos de documento de identidade e de exame médico.

Outras informações: 2102-3292 (Faefid)