Polo de Enriquecimento Cultural abre inscrições para cursos de extensão

Ainda há vagas em nove cursos do Polo do Envelhecimento (Proex/UFJF)

O programa Polo de Enriquecimento Cultural retoma seus cursos nesta segunda (03), após a interrupção das atividades devido à greve dos profissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Neste semestre, nove cursos oferecidos à terceira idade estão com inscrições abertas.

A novidade neste ano é o curso de “Inclusão Digital”, que, por meio de aulas de Windows e internet, pretende inserir os idosos no mundo virtual. O programa ainda conta com atividades de pilates, yoga, escola de postura, dança de salão e maquiagem. Além dos cursos “A arte de viver: O comando da própria vida”, “Educação financeira: como administrar melhor seu dinheiro” e “Enriquecimento Cultural e atualização de conhecimentos”.

As inscrições podem ser realizadas na Casa de Cultura da UFJF, localizada na Avenida Rio Branco 3.372, Centro. É necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O candidato deve ter idade acima de 45 anos.

O Polo de Enriquecimento Cultural foi criado há 20 anos, com o objetivo de reinserir os idosos na sociedade por meio de diferentes atividades. Nas duas últimas décadas, a população idosa aumentou exponencialmente no Brasil. Se em 1991, 4,8% da população brasileira tinha 65 anos ou mais, em 20 anos, esse número praticamente dobrou, chegando a 7,4% em 2010, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para atender a essa crescente demanda, a UFJF criou o programa “Polo de Enriquecimento Cultural”, cujo objetivo é reinserir os idosos na sociedade por meio de diferentes atividades. Para a coordenadora do projeto, professora Sandra Arbex, “é necessário enfrentar essa nova realidade oferecendo conhecimento e preparo técnico, que resultem em qualidade de vida para as pessoas participantes das ações do polo”.

Confira abaixo os cursos disponíveis

– A arte de viver: O comando da própria vida: R$50,00
– Educação financeira: como administrar melhor seu dinheiro: R$50,00
– Pilates: R$65,00