Estão abertas inscrições para curso de planejamento de atividades paradesportivas

Desporto paraolímpico será debatido em curso de extensão

Nos últimos Jogos Paraolímpicos, o Brasil teve o seu melhor desempenho. A delegação brasileira trouxe para casa 47 medalhas, sendo 16 de ouro. No fim do mês, os atletas paraolímpicos embarcarão para Londres para superar o atual recorde de medalhas.

Com o objetivo de colocar em prática ações para eventos como as Paraolimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro, a Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caefi/UFJF) realizará entre os dias 21 e 24 de agosto o curso “Planejamento de atividades esportivas para pessoas com deficiência: a proposta desenvolvida na Espanha”.

A atividade busca promover o preparo de profissionais e planejar o esporte para portadores de deficiência. As atividades serão presenciais e semipresenciais. No último dia do curso, os participantes irão expor propostas de planejamento paradesportivo. Para ministrar o curso, foi convidada a professora espanhola Diana Belén Vicente, da Universidade Camilo José Cela de Madri.

A organizadora e professora da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF, Eliana Lúcia Ferreira, afirma que o encontro proporcionará troca de conhecimento entre os profissionais espanhóis e brasileiros. “A Espanha é o país mais atuante na área e o Brasil tem se destacado no paradesporte. Com essa ação, os dois países poderão discutir e compartilhar suas experiências.” As inscrições devem ser efetuadas no site www.gime.ufjf.br. São oferecidas 60 vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A taxa de participação é de R$ 30.

Conteúdo programático
– Esportes para pessoas com deficiência – regulamento, classificação, conteúdos técnicos e táticos;
– Programas desportivos para pessoas com deficiência;
– Origem e evolução dos jogos desportivos;
– Acessibilidade e esporte.

Outras informações: www.gime.ufjf.br.