Estão abertas as inscrições para a XXII Semana de Estudos Clássicos

Ampliar o conhecimento e promover a troca de informações. Esses são os principais objetivos da XXII Semana de Estudos Clássicos, promovida pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, o mais antigo do curso de Letras, será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro e traz as “Escritas e reescritas da Antiguidade” como tema central neste ano.

Segundo a coordenadora da Semana, professora Neiva Ferreira Pinto, a escolha pelo assunto a ser abordado foi feita a partir de reunião com os organizadores. “Existem muitos textos, livros e discursos da Grécia e da Roma Antiga. Temos um legado muito grande da antiguidade clássica. Hoje, em pleno século XXI, podemos fazer múltiplas leituras e releituras dessas obras.”

Segundo Fábio Fortes, evento permitirá a divulgação das produções científicas da área (Foto: Arquivo Pessoal)

Para o professor Fábio Fortes, um dos organizadores do evento, a iniciativa é um espaço para reflexão. “É uma oportunidade para os estudantes apresentarem seus trabalhos na área de Estudos Clássicos. Além disso, trata-se de um evento interdisciplinar de interface com a História, com os Estudos Literários, com a Linguística e com a Filosofia”, comenta.

O evento é destinado a alunos, professores e pesquisadores da área de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais.  A programação contará com conferências, mesas redondas e minicursos.

Inscrições
Os interessados em participar do evento como ouvinte deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.ufjf.br/bachareladoemlatim/ e entregá-la juntamente com a taxa de participação na Sala de Latim da Faculdade de Letras (Fale) até o dia 11 de setembro. Já aqueles que pretendem apresentar trabalhos deverão enviar a ficha de inscrição para o e-mail curso.letraslatim@ufjf.edu.br até o dia 24 de agosto.

Confira aqui a programação completa da XXII Semana de Estudos Clássicos da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3126/31 50 (Faculdade de Letras da UFJF) www.ufjf.br/bachareladoemlatim