Projeto oferece vagas em curso de informática para comunidade

Há vagas disponíveis nas escolas dos bairros São Pedro e São Mateus (Foto: Arquivo/Proex)

Começam na próxima segunda-feira (6) as aulas de informática do projeto de extensão “Escola de Informática e Cidadania”, que atende as comunidades dos bairros São Mateus, São Pedro e Monte Castelo. Promovida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a iniciativa é desenvolvida em parceria com o Comitê para Democratização da Informática e Cidadania (CDInfo).

O projeto, que começou em 2004 no bairro São Pedro, atualmente, beneficia cerca de 130 pessoas que se formam a cada semestre. Durante o curso, os alunos aprendem diferentes conteúdos, como edição de documentos e planilhas e acesso à internet. Ao final, os alunos com rendimento superior a 60% receberão certificado de aprendizagem, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão.

A iniciativa é coordenada pelo professor Tarcísio Lima do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICE). De acordo com Lima, o projeto tem o intuito de promover para as comunidades atendidas a inclusão social e a cidadania por meio de cursos de informática de nível básico e intermediário.

São Mateus
A inscrição para a EIC do bairro São Mateus já começou e será encerrada assim que as vagas se esgotarem. Os interessados devem procurar a secretaria da Associação da Caridade de São Vicente de Paulo, localizada na Rua Mamoré 11, entre 12h30 e 17h. É necessária a apresentação do documento de identidade. No bairro, também é disponibilizada uma turma especial para alunos que possuem deficiência auditiva.

São Pedro
A escola da Cidade Alta também está com inscrições abertas. Os interessados deverão procurar a secretaria da Paróquia de São Pedro, localizada na Avenida Senhor dos Passos 1592, de segunda a sexta, das 18h às 19h30.

Monte Castelo
Na unidade do bairro Monte Castelo, as vagas para o próximo semestre já foram ocupadas. Entretanto, as pessoas interessadas em iniciar o curso no próximo ano devem se dirigir ao local e deixar seus dados na lista de espera. O cadastro deve ser feito na secretaria da Associação Metodista de Ação Social (AMAS), localizada na Rua dos Palmares 78, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Outras informações:
EIC São Mateus (32) 3232-2216