Fechar menu lateral

Projeto Rondon: Equipe da UFJF realiza primeiras ações em Colinas (TO)

Rondonistas se preparam para viajar para as cidades da Operação Capim Dourado (Divulgação)

Após ser recepcionado pelo 22º Batalhão de Infantaria do Exército em Tocantins, o grupo formado por professores e alunos da UFJF chegou na última terça (17) à cidade de Colinas (TO) para realizar atividades extensionistas durante o mês de julho.

No domingo (15), 320 estudantes saíram da sede do batalhão em Palmas (TO) rumo aos 15 municípios tocantinenses que serão atendidos pelo Projeto Rondon na operação Capim Dourado. Antes de seguir para Colinas, o grupo da UFJF conheceu a cultura regional e visitou locais como a Feira Literária e o Parque Cesarama.

Oficinas de saúde foram oferecidas à comunidade local (Foto: Divulgação)

As primeiras atividades realizadas em Colinas foram oficinas de saúde. Os estudantes da UFJF debateram com a comunidade local temas como direitos sexuais e reprodutivos, educação continuada e importância dos agentes comunitários de saúde. Para a estudante de Medicina, Juliana Machado, as ações tiveram resultado positivo e “propiciaram uma interatividade da população local com os rondonistas”.

Criado em 1967 pelo Exército, o Projeto Rondon proporciona aos alunos troca de conhecimento e aprendizado. De acordo com a estudante de Pedagogia, Juliana Fonseca, a iniciativa é a oportunidade para colocar em prática o que é ensinado em sala de aula. “É um trabalho muito enriquecedor, que atua de forma interdisciplinar e espero que consigamos passar um pouco do conhecimento que recebemos na faculdade às comunidades de Tocantins.”

Juliana espera passar conhecimento à comunidade tocantinense (Foto: Secom/TO)

A equipe da UFJF é formada pelos professores Marli Salvador, da Faculdade de Enfermagem, e Guilherme Trópia, da Faculdade de Educação, e por oito alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social.

Além da operação Capim Dourado, o Ministério da Defesa também está promovendo ações do Projeto Rondon no estado do Pará. Ao todo, 700 rondonistas participam das duas operações.