Estão abertas as inscrições para o concurso Universidade Solidária 2012

Os professores coordenadores de projetos de extensão devem ficar atentos a 15ª edição do Prêmio Universidade Solidária. Neste ano, o edital tem como tema “Desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda”. O objetivo é viabilizar ações que propõem o desenvolvimento sustentável e a produção de renda em locais com demandas socioeconômicas em todo o país.

Para se inscrever, os docentes devem preencher a ficha de cadastro com seus dados pessoais, da equipe e informações do projeto. É necessário que o grupo seja multidisciplinar e formado pelo professor coordenador e, no mínimo, dez estudantes. As inscrições devem ser realizadas até as 18h do dia 16 de setembro.

Serão avaliados critérios como adequação ao objetivo do prêmio, justificativa de escolha da comunidade, adequação da proposta à realidade local, composição da equipe universitária, estratégias para mobilização e viabilidade financeira, técnica e institucional.

As oito melhores propostas serão contempladas com o apoio de R$ 50 mil para execução do projeto. As equipes também receberão acompanhamento técnico dos organizadores.

Próximas fases
A segunda etapa do processo seletivo é de nível regional, na qual cinco finalistas da região Sudeste terão suas propostas avaliadas e selecionadas, entre os dias 17 de setembro e 31 de outubro. O resultado dos finalistas será publicado no dia 1º de novembro no site do concurso.

Já entre os dias 10 de outubro e 07 de novembro, a comissão avaliadora visitará os projetos pré-selecionados. O resultado definitivo dos projetos vencedores será divulgado no dia 26 de novembro.

O programa
Criado há 16 anos, o Prêmio Universidade Solidária tem por objetivo promover experiências e intercâmbio de conhecimento entre estudantes de ensino superior e comunidades de todo o país, além de contribuir no desenvolvimento local, no fortalecimento da pesquisa e da extensão universitária e na formação cidadã.

Outras informações: www.unisol.org.br