Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lança edital de Apoio à Implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação abriu edital para a submissão de propostas para o “Programa de Apoio à Implantação e à Modernização dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT)”. Os docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) interessados em participar da formulação da proposta institucional deverão informar até a próxima sexta-feira (20), através do e-mail proex@ufjf.edu.br, nome completo, e-mail, telefones para contato, área temática em que pretende contribuir e sugestões de ações a serem incluídas na proposta. Posteriormente, as sugestões das diferentes áreas serão reunidas e será feito contato com cada um dos docentes inscritos.

Os projetos deverão ter como foco a inovação tecnológica adaptada e orientada para a sustentabilidade da atividade produtiva local, e englobar as seguintes áreas temáticas: sistema de produção agro-extrativista de base agro ecológica, infraestrutura, indústria, construções sustentáveis, sistemas de reciclagem, processos de desenvolvimento sustentável local, tecnologia da informação, tecnologia assistivas, produção alimentícia e pesca e aquicultura.

Cada Universidade poderá submeter apenas uma proposta ao edital, por meio do Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV). Caberá ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação avaliar as propostas enviadas.

Iniciativa
Criado em 2003, o “Programa de Apoio à Implantação e à Modernização dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT)” tem como objetivo principal expandir e consolidar a implantação de uma rede de referência em extensão tecnológica, articulada à educação profissional e à inclusão social.

Por meio de projetos e programas de extensão tecnológica, o edital busca ampliar as oportunidades de inclusão produtiva, desenvolver soluções tecnológicas e promover a geração de renda para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, existem 236 centros instalados em todo o país.

Confira aqui o edital completo.

Outras informações: 2102-3971 (Proex/UFJF)