Grupo da UFJF está a caminho de Tocantins para participar do Projeto Rondon

Integrantes da equipe da UFJF no Projeto Rondon se confraternizam antes da partida (Foto: Divulgação)

Vinte e três horas separam Juiz de Fora de Colinas do Tocantins (TO), cidade escolhida por professores e alunos da UFJF para participarem do Projeto Rondon 2012. A equipe viaja nesta quinta (12) e inicia os trabalhos na Operação Capim Dourado no dia seguinte.

O grupo é formado pelos professores Marli Salvador, da Faculdade de Enfermagem, e Guilherme Trópia, da Faculdade de Educação, e oito universitários provenientes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social. O docente integra pela primeira vez a iniciativa. “O projeto proporcionará outra realidade aos estudantes, além da experiência que irão adquirir”, conta Trópia.

Por 15 dias, a equipe desenvolverá trabalhos relacionados à cultura, direitos humanos, educação, justiça e saúde. A interdisciplinaridade que a experiência proporciona é destacada pela estudante de Pedagogia, Juliana Fonseca. “A equipe é excelente. Temos a oportunidade de opinar no trabalho uns dos outros, havendo uma troca de conhecimento entre as áreas.”

Expectativa
O grupo da UFJF se juntará a outra equipe formada também por dois professores e oito estudantes do Centro de Ensino Superior de Ilhéus (BA). Segundo o estudante da Faculdade de Odontologia, Emmanuel Lawall, a expectativa para realizar os trabalhos é grande. “A ansiedade cresce, pois trabalhamos há algum tempo para realizar nossas ações da melhor maneira possível.”
O graduando de Enfermagem, Dionasson Altivo Marques, foi o último a integrar a equipe. O interesse pelo projeto surgiu pelo aperfeiçoamento que é adquirido tanto na área pessoal quanto profissional. “Tenho a melhor expectativa possível em participar do Projeto Rondon.”