Fechar menu lateral

Laboratório de geração de energia solar está aberto à visitação

Placas de captação de energia solar instaladas na Faculdade de Engenharia (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

O tema sustentabilidade está cada vez mais presente no mundo em que vivemos. Adotar hábitos saudáveis que não agridam o meio ambiente passou a fazer parte da rotina das pessoas. Uma forma de ajudar o planeta é utilizar fontes renováveis de energia, pois esse é um método eficiente de preservação ambiental. Com esse objetivo, a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o projeto “Laboratório Solar Fotovoltaico”. A ação, coordenada pelo professor do departamento de Engenharia Elétrica, André Augusto Ferreira, visa a divulgar como ocorre a geração solar fotovoltaica e as vantagens dessa tecnologia.

Segundo o docente, esse tipo de energia é uma fonte renovável obtida pela conversão de energia luminosa em elétrica. “Começamos a expor essa técnica em nosso curso, depois expandimos para os demais cursos de engenharia na UFJF e para os alunos do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Juiz de Fora. Agora, queremos mostrar isso para a sociedade.”

No laboratório, a capacidade de produção de energia é de 30 kWh, mas somente a metade é injetada na rede da UFJF. A outra parte é utilizada como experimento para os alunos da pós-graduação. O docente ainda destaca que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou regras para facilitar a geração de energia nas unidades consumidoras. “Com essa nova regulamentação, a geração de eletricidade em painéis fotovoltaicos nas casas e no comércio tendem a aumentar.”

Visitação

Segundo Ferreira, captação de energia solar por meio de painéis fotovoltaicos deverá crescer no Brasil (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

O laboratório solar fotovoltaico da UFJF é aberto a toda comunidade, mas o público alvo são estudantes do ensino médio e de outras instituições de ensino superior. Para aqueles que quiserem conhecer mais sobre o processo de captação de energia elétrica, basta acessar o site www.ufjf.br/labsolar e se cadastrar ou ligar para (32) 2102-3599.

Além da visita às dependências do laboratório, o projeto também promove uma palestra aos interessados, na qual os processos de geração de energia são contextualizados. “Na ocasião, as pessoas irão observar os painéis solares e os conversores eletrônicos. Assim, mostramos o funcionamento e como isso poderá ser aplicado no dia a dia”, comenta o coordenador do projeto.

Aprendizado
O aluno do décimo período de Engenharia Elétrica, Arthur Augusto Cruz, integra a equipe desde março deste ano. Para ele, essa é uma oportunidade de aprofundar no assunto. “Estudei energias renováveis durante seis meses em Portugal. Vi nesse projeto a chance de continuar o que aprendi lá.” Ainda neste mês, Arthur defenderá sua monografia, que tem como tema a Usina Solar Fotovoltaica de Juiz de Fora. “Apresentarei o funcionamento e a estrutura da usina, a melhor orientação solar dos painéis e a descrição dos conversores”, comenta o acadêmico.

Arthur desenvolve monografia sobre a Usina Solar Fotovoltaica de Juiz de Fora (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Já a estudante do primeiro período de Engenharia Elétrica, Nayara Montes, integra a equipe há dois meses. Para ela, a ação é benéfica para o desenvolvimento da Universidade e da sociedade. “Com o atual cenário mundial de escassez energética e degradação ambiental, há a necessidade de desenvolvimento de formas de energia renovável. Como o projeto envolve pesquisas científicas e tecnológicas vinculadas a essa questão, podemos notar que há importante influência da iniciativa nas novas perspectivas da sociedade, que são pautadas na sustentabilidade.”

Outras informações: (32) 2102-3599