Seminário proporciona ações futuras para Cidade Alta

Evento contou com a presença de autoridades da Universidade, da Prefeitura e do Conselho de Saúde (Foto: Diogo Mendes/Proex)

Colocar a mão na massa. Foi com este pensamento que organizadores e participantes saíram do I Seminário de Saúde Aplicada, Educação Popular e Desenvolvimento Sustentável da Cidade Alta. Realizado no último final de semana no Ginásio de Ginástica Paulo Roberto Bassoli na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, professores, estudantes, autoridades e comunidade se reuniram para discutir demandas e melhorias a serem desenvolvidas na região.

Grupos discutiram os problemas e as possíveis soluções para a Cidade Alta (Foto: Angélica Simeão/Proex)

Na noite de sexta (29) foi realizada a dinâmica do Café Mundial, na qual os participantes puderam levantar as principais dificuldades encontradas na Cidade Alta, assim como o que cada um poderia fazer para solucionar os problemas. Foram levantados temas como o impacto da Universidade na região, a implantação da rodovia BR440, os problemas de transporte e a necessidade de ampliação da rede de saúde.

Já na manhã de sábado (30), a publicitária Nádia Rebouças ministrou palestra sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento de ações sociais. O exemplo dado foi o do projeto “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, idealizado pelo sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho. A iniciativa, que teve as peças publicitárias criadas pela equipe de Nádia, tinha por objetivo mobilizar os segmentos da sociedade em busca de soluções para a miséria e a fome no Brasil. Segundo a publicitária, “os problemas da sociedade não podem ser analisados de forma separada, mas de maneira geral a partir do ponto de vista de cada setor”.

A publicitária Nádia Rebouças apresentou os trabalhos desenvolvidos na campanha criada por Betinho (Foto: Diogo Mendes/Proex)

Os participantes também se reuniram em grupos para sugerir ações em diferentes áreas como saúde, educação e comunicação. Os dados levantados serão reunidos em um documento, que será apresentado às autoridades locais. A auxiliar operacional Ângela Maria Costa participou do seminário e ressaltou que “os assuntos tratados podem evoluir e trazer benefícios à região”.

Para Larissa Lamas, uma das organizadoras do evento, a motivação dos integrantes foi satisfatória. “Foi importante ouvir a opinião da comunidade e das autoridades para que assim surjam resultados efetivos”. O professor da Faculdade de Medicina e coordenador do seminário, Márcio Alves, complementa que “a partir do levantamento das demandas da região, os professores da Universidade também poderão adequar seus projetos à comunidade local”.

Exposição de pôsteres

Seminário contou com a exposição de 39 trabalhos (Foto: Angélica Simeão/Proex)

O evento também proporcionou a divulgação das iniciativas já desenvolvidas. Para a professora da Faefid, Adriana Ladeira, “essa troca de conhecimento é uma forma de socializar aquilo que está sendo feito tanto por educadores, como por alunos”.

No seminário, foram apresentados 39 pôsteres com iniciativas realizadas pela UFJF, organizações não-governamentais, poder público e comunidade. Entre eles, estava o trabalho “Ação multidisciplinar na Uaps São Pedro”, idealizado pela estudante de Educação Física Ludmila Fernandes. A iniciativa desenvolve duas ações junto à Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps). A primeira é promover um grupo de educação e saúde para hipertensos e diabéticos, que teve início na última segunda (2). A outra atividade é a realização de caminhadas orientadas, que serão iniciadas no próximo dia 9.