Seminário discute melhorias para a Cidade Alta

Levantar as demandas da Cidade Alta e propor melhorias em áreas como saúde, educação e desenvolvimento sustentável. Esses são os principais objetivos do I Seminário de Saúde Ampliada, Educação Popular e Desenvolvimento Sustentável da Cidade Alta. O evento, uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a regional Oeste do Conselho Municipal de Saúde e a Teia Mineira de Sustentabilidade, será realizado nos dias 29 e 30 de junho no Ginásio de Ginástica Paulo Roberto Bassoli (Ginasinho), na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid).

O seminário é uma ação do projeto de extensão “Levantamento comunitário e territorialização das unidades básicas de saúde do entorno do campus”, coordenado pelo professor da Faculdade de Medicina, Márcio Alves. Segundo o docente, o evento é uma oportunidade para que a prefeitura, a Universidade e os moradores da região discutam avanços em diferentes setores em prol do desenvolvimento local. “É preciso trabalhar a promoção da saúde de forma integral, convergindo com outros setores como a educação. Também espero que o seminário resulte em um compromisso da Prefeitura e da UFJF em integrar as ações na região.”

Professor Márcio Alves espera um maior integração de ações na região

A programação contará com debates, palestra com a publicitária Nádia Rebouças e o ‘Café Mundial’. Segundo a organizadora do evento, Larissa Lamas, a metodologia do café “é um movimento de vanguarda que é praticado mundo afora”. Criado em 1995 por Juanita Brown e David Issacs, autores do livro “World Café: dando forma ao nosso futuro por meio de conversações significativas e estratégicas”, o método consiste em uma conversação colaborativa, na qual os participantes dialogam sobre ações que já estão ou podem ser realizadas.

A inscrição no evento é gratuita. O interessado em participar deve preencher a ficha de inscrição disponível no site www.ufjf.br/proex/seminario. As vagas são limitadas. Os participantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão.

Apresentação de pôsteres
Também estão abertas as inscrições para apresentação de pôsteres no seminário. A iniciativa busca expor ações realizadas por projetos relacionados ao tema do evento e que possam inspirar ações de saúde ampliada, educação popular e desenvolvimento sustentável na região da Cidade Alta. Os projetos podem ser inscritos em cinco categorias, conforme edital.

Podem se inscrever coordenadores e participantes de ações de extensão universitária, de organizações não-governamentais, do poder público e da comunidade em geral. É necessário que um dos autores do pôster esteja inscrito no seminário. Os resumos dos trabalhos devem ser enviados para o email saude.cidadealta@gmail.com até o dia 26 de junho. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 27.

Outras informações: (32) 3690-8135 ou 3690-7453; ouvidoriamunicipaldesaudejf@yahoo.com.br

Confira aqui a programação completa.