Fechar menu lateral

Professores e alunos da UFJF se preparam para operação do Projeto Rondon em Tocantins

Professora Marli Salvador (à esq.) e Bianca Oliveira participarão do Projeto Rondon em julho (Foto: Angélica Simeão/Proex)

Em julho deste ano, professores e alunos da UFJF participarão do Projeto Rondon 2012. O município escolhido para realização do trabalho é Colinas do Tocantins (TO). A professora da Faculdade de Enfermagem, Marli Salvador, juntamente com o professor Delmar Gomes, lidera o grupo composto por oito alunos da instituição. Durante aproximadamente 15 dias, eles desenvolverão ações ligadas à cultura, direitos humanos, educação, justiça e saúde no município.

Participando pela quinta vez, a professora afirma que o Projeto Rondon é uma oportunidade de troca de experiência entre o grupo e os cidadãos do estado de Tocantins. “Queremos sair de Juiz de Fora levando nosso conhecimento. Além disso, pretendemos agregá-lo às informações que eles já possuem e assim deixar multiplicadores”, conta a professora, que realizou a viagem precursora entre os dias 6 e 12 deste mês.

Além do grupo da UFJF, alunos e professores do Centro de Ensino Superior de Ilhéus (Cesupi) desenvolverão projetos na cidade nas áreas de ecologia e meio ambiente. Entretanto, a docente destaca que o trabalho será uma parceria entre as duas equipes. “Muitas vezes, o grupo de Ilhéus realizará atividades educativas. Assim, um de nossos alunos se juntará a eles. E, de vez em quando, os alunos deles estarão conosco”, afirma Marli. No total, 16 estudantes e quatro docentes das duas instituições atuarão em Colinas do Tocantins.

Experiência
A equipe que a UFJF enviará ao projeto Rondon será multidisciplinar. Os alunos são provenientes de cursos com Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social. A universitária Bianca Campos Oliveira é estudante de Enfermagem e acredita que o projeto ajudará em sua formação. “Vai contribuir bastante, pois vivenciarei uma experiência diferente a do meu cotidiano.”

Bianca espera adquirir uma nova visão a partir de sua participação no projeto do Ministério da Defesa. “Temos uma formação em que a teoria se diferencia muito da prática. Vou encontrar outras opiniões de profissionais formados na mesma área e isso irá me acrescentar como profissional e como pessoa.”

Operação

Atividade de saúde desenvolvida pela equipe da UFJF em Regeneração (PI) em 2011 (Foto: Divulgação)

As ações do Projeto Rondon no estado de Tocantins fazem parte da Operação Capim Dourado. Os estudantes da UFJF embarcarão para o município de Colinas do Tocantins no dia 13 de julho. Lá, eles desenvolverão atividades até o dia 29 de julho.

A UFJF já participou anteriormente de diversas operações do Projeto Rondon em estados como Amazonas, Sergipe, Mato Grosso, Alagoas e Minas Gerais. A última participação da Universidade ocorreu em janeiro em 2011, quando o grupo coordenado pela professora Marli Salvador realizou ações extensionistas no município de Regeneração, no Piauí.