Valadares: UFJF se reúne com profissionais das áreas jurídica e médica para conhecer demandas locais

Em reunião com profissionais de saúde, foram apresentadas as demandas (Foto: Dió Freitas)

Na noite da última terça-feira (22), profissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniram com médicos na Associação Médica de Governador Valadares. O encontro teve como objetivo explicar para a classe o impacto do campus avançado na cidade. O presidente da Associação Médica, Rômulo Coelho, ressaltou a importância da chegada da Universidade na região. “Sempre sonhamos com um curso de Medicina em nossa cidade, mas sempre nos preocupamos com a qualidade do mesmo, com a formação ética e técnica dos profissionais. Temos certeza que esse será um curso de qualidade e isso é bom para a comunidade médica e para a sociedade.”

Professor Antônio Márcio destacou a importância em ouvir as demandas locais (Foto: Guilherme Fernandes/Proex)

Durante o evento, o diretor da Faculdade de Odontologia da UFJF, Antônio Márcio Resende, expôs as possibilidades de parceria entre a Universidade e os hospitais e clínicas da região, o que permitirá benefícios para ambos. “Nosso objetivo não é só trazer o que já existe em Juiz de Fora para cá, mas ouvir e atender as demandas locais.”

Já o ex-professor da Faculdade de Medicina e responsável pela implantação do curso na cidade, José Carlos Magalhães, explicou a grade curricular e a preocupação com a formação ética e cidadã dos futuros profissionais. “Nós decidimos implantar o curso aqui, com a garantia de oferecer a melhor formação possível. Se não fosse assim, nós não iríamos implantá-lo.” O docente também esclareceu dúvidas sobre as aulas práticas, que serão desenvolvidas no Hospital Municipal da cidade e os benefícios de contrapartida que a universidade irá oferecer para os médicos, como cursos de aperfeiçoamento e capacitação.

O médico Victor Masson, um dos trinta profissionais presentes no evento, se mostrou contente com a implantação do curso. “Com a chegada da UFJF, esperamos que a assistência médica básica de saúde seja ampliada, com melhorias na prevenção e promoção da saúde para a comunidade da região”.

Encontro com profissionais do Direito

Professor Marcos Vinício Chein (primeiro à esq.) explicou o projeto pedagógico do curso de Direito (Foto: Guilherme Fernandes/Proex)

Já na manhã de ontem (23), a equipe da UFJF se reuniu com aproximadamente 60 advogados, promotores, juízes de direito, delegados e policiais civis e militares na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade. O evento contou com a presença do diretor da Faculdade de Direito da UFJF, Marcos Vinício Chein, que explicou o projeto pedagógico e a formação curricular do bacharel em Direito formado pela UFJF. O professor ressaltou que o conhecimento do direito não deve ser apenas dogmático, mas também filosófico, sociológico e político. O docente também explicou que alguns cursos da área focam apenas a legislação, em vez de buscarem a interpretação dos casos. “As pessoas acham que só as leis resolvem tudo.”

As palavras do diretor despertaram a atenção da estudante de Direito Tárcyla Araújo. Para ela, “a chegada da UFJF é uma nova oportunidade de escolha em relação aos estudos. A Universidade mudará o desempenho da nossa função. Como disse o professor Marcos, a Faculdade de Direito é bem metódica e irá trazer uma nova dimensão para nós”.

Encontro reuniu profissionais da área jurídica e de segurança pública (Foto: Guilherme Fernandes/Proex)

A expectativa também é compartilhada pela juíza de direito Dilma Araújo Duque. “Estou com grande expectativa em relação à implantação da UFJF e do curso de Direito na cidade. Será um grande benefício para a sociedade e para as pessoas que trabalham na área. Acredito que irá melhorar a qualidade do ensino local, além de permitir parcerias para o desenvolvimento de atividades de extensão.”

O presidente da OAB de Governador Valadares, Francisco Shimabukuro Júnior, também comentou sobre a satisfação de Governador Valadares receber um curso de Direito de uma instituição federal. Para o jurista, “a chegada de uma universidade pública trará diversos benefícios para a cidade, principalmente na parte de pesquisa e na vida cultural do município”. Shimabukuro também comentou sobre a solidificação de Governador Valadares como um centro estudantil.

Cerca de 250 profissionais de saúde e assistência social lotaram o teatro Atiaia (Foto: Dió Freitas)

No período da tarde, os profissionais da UFJF voltaram a debater a área de saúde e assistência social da rede pública. Cerca de 250 profissionais apresentaram demandas e debateram as principais formas como a Universidade poderá atuar no apoio à saúde da população em conjunto com os profissionais da área. Um dos temas mais discutidos foi a preocupação do público com as políticas de tratamento para usuários de drogas.

Concurso
Em ambos os eventos, os médicos e juristas questionaram a equipe da UFJF sobre as vagas de professor para o campus avançado. Os profissionais explicaram que as vagas disponibilizadas são de dedicação exclusiva e que elas foram estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Contudo, os diretores Marcos Vinício Chein e Antônio Márcio afirmaram que já está sendo discutido, em diferentes instâncias, a possibilidade da abertura de concurso para docentes com carga horária de 20 horas semanais.