Equipe da UFJF se reúne com lideranças religiosas e políticas em Valadares

Pró-reitora Maria Elizabete anunciou mudanças específicas no auxílio moradia para Valadares (Foto: Guilherme Gernandes/Proex)

Na manhã da última segunda (21), profissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniram com lideranças religiosas do município de Governador Valadares. O pró-reitor de extensão Marcelo Dulci destacou que a universidade é laica, porém deve manter contato com todas as religiões. O pró-reitor também informou que a extensão da UFJF mantém convênio com institutos religiosos e respeita todas as opções de profissão de fé.

Após explicar o funcionamento habitual da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, a pró-reitora Maria Elizabete de Oliveira anunciou que irá rever critérios do auxílio moradia, visando a atender os moradores dos distritos de Governador Valadares e também de toda a zona rural do município. Durante o debate, os presentes destacaram a importância da população rural para a economia da cidade.

À noite, profissionais da UFJF se reuniram com alunos do EJA (Foto: Guilherme Fernandes/Proex)

Já o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos Flávio Takakura discursou sobre a importância da educação para o desenvolvimento humano, tecnológico e cultural e destacou a preocupação e dedicação de grupos religiosos com a educação. O pró-reitor ainda lembrou do compromisso assumido pelo reitor Henrique Duque, dizendo que “é inconcebível que o campus avançado de Governador Valadares seja inferior em relação ao de Juiz de Fora. No mínimo, tem que ser igual ou melhor.”

À tarde, os profissionais da UFJF se reuniram com lideranças políticas da região. No encontro, foi ressaltada a importância de um evento como o vestibular que, nos dias 02 e 03 de junho, reunirá cerca de nove mil pessoas, entre estudantes e familiares. A equipe destacou que o evento movimentará a cidade e alertou as autoridades para que medidas sejam tomadas para evitar possíveis transtornos no trânsito.

Lideranças políticas debateram o impacto da criação do campus da UFJF em Valadares (Foto: Guilherme Fernandes/Proex)

Encerrando o dia, os pró-reitores, acompanhados da gerente estratégica do Escritório de Gerenciamento, Kahan Monteiro, se reuniram com a comunidade da regional “Mergulhão” e alunos do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Teotônio Vilela. Durante o evento, foram abordados temas como a política de cotas adotada pela UFJF, na qual 50% das vagas são reservadas para estudantes de escola pública, e a democratização do acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.

Agenda da UFJF em Governador Valadares
:

Hoje (22/05):

– 18h: Reunião com profissionais de Medicina (Associação Médica)
– 19h30: Reunião na escola Duque de Caxias (Regional Ibituruna)

Quarta (23/05)
– 16h: Reunião com profissionais de Saúde e de Assistência Social da rede pública (Auditório da Prefeitura)
– 19h: Reunião na regional Lourdes (local a definir)