Prograd promove palestras e debates com o intuito de repensar a Universidade

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do seminário “Repensar a Universidade: renovar a prática acadêmica”. O evento será realizado entre os dias 28 de maio e 1° de junho. O objetivo do seminário é propor uma reflexão sobre as questões que desafiem o tradicional fazer universitário e uma agenda de debates relacionada às mudanças do ensino superior brasileiro e que chame a atenção para as tendências e desafios das universidades contemporâneas.

De acordo com o pró-reitor de graduação e organizador do evento, Eduardo Magrone, a finalidade do seminário é que a universidade possa repensar sua função na sociedade. “Queremos que as pessoas pensem um pouco no desenvolvimento e nos rumos que são possíveis para a UFJF e para as instituições universitárias em geral.”

O seminário será composto por palestras e debates e contará com a participação de profissionais de variadas instituições. Magrone destaca a palestra “O que é uma universidade”, do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira. “Esse tema é interessante, pois está cada vez mais difícil compreender o que é uma universidade. Por isso, temos a expectativa de alcançarmos essa definição.”

Professor Eduardo Magrone pretende lançar um livro sobre as duas edições do seminário (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

O evento terá início sempre às 19h no anfiteatro das pró-reitorias. Para se inscrever, os interessados devem acessar o formulário eletrônico. A participação é gratuita e aberta a toda comunidade acadêmica. É possível participar de cada uma das palestras separadamente. Será emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) certificado aos participantes.

Livro
O pró-reitor de graduação ainda destaca que, com os debates das duas edições do seminário, a intenção é elaborar um livro. “A pretensão é que essa publicação registre as duas edições para servir como instrumento para professores e outras administrações superiores.”

Confira aqui a programação do evento.

Outras informações: (32) 2102-3914 (Pró-reitoria de Graduação)