Projeto de extensão oferece atendimento a portadores de doenças pulmonares no HU

Projeto atende cerca de 25 pessoas por dia no Hospital Universitário (Foto: Raíza Halfeld)

As doenças respiratórias acometem grande parte da população brasileira. Estima-se que 5,5 milhões de pessoas no Brasil sejam portadoras da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), sendo que, deste total, apenas 18% dos pacientes diagnosticados recebem o tratamento adequado. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é apontada como a quinta principal causa de morte no país.

Com o intuito de mudar essa realidade, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em conjunto com o Hospital Universitário (HU), desenvolve o “Projeto de Extensão de Doenças Pulmonares”, que oferece à população, há mais de 15 anos, atendimento especializado nas doenças respiratórias mais frequentes como DPOC, asma, tuberculose e doenças pulmonares difusas.

O projeto constitui-se em uma ação integrada de ensino, pesquisa e extensão, no qual os estudantes de medicina e residentes têm a oportunidade de obter conhecimento mais ampliado da área em questão.  As consultas são realizadas de segunda a quinta-feira. Cada ambulatório possui um médico responsável, que auxilia os acadêmicos durante o atendimento e esclarece as principais dúvidas. Além disso, os discentes participam de reuniões para discussão de casos clínicos e pesquisas relacionadas à disciplina de Pneumologia.

Segundo o coordenador do projeto, professor Júlio Cesar de Oliveira, a iniciativa possibilita o contato direto com a prática médica. “Por meio da supervisão, os graduandos têm a oportunidade de passar por ambulatórios específicos de excelência. Neles, os estudantes aprendem de maneira prática com os procedimentos e as técnicas mais atualizadas.”

Em média, são atendidas 25 pessoas por dia. As consultas são agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os pacientes são encaminhados para o HU, conforme a demanda. A residente Jaqueline Ladeira ressalta que no projeto os alunos têm a chance de ficar mais perto do paciente. “Participar da iniciativa é muito importante para mim, pois conseguimos trazer os conceitos da medicina para a realidade. Aqui, podemos prescrever e orientar o paciente em relação à medicação e à atividade física, além de termos contato com o tratamento de variadas doenças.”

As integrantes do projeto Jaqueline Ladeira (à esq.) e Gabriela Berbert (Foto: Raíza Halfed/Proex)

A estudante do décimo período de Medicina, Gabriela Berbert, é uma das quatro bolsistas do projeto. Para ela, que faz parte da equipe há um ano, a iniciativa proporciona uma experiência prática. “Gosto muito da área de doenças pulmonares. Aqui, temos a oportunidade de ver vários casos que não são apresentados dentro de sala de aula. Além disso, somos orientados por bons professores e o trabalho é muito válido. Vejo o projeto de extensão como um espaço para aprendizado.”

Serviço:
Dias de atendimento:

Segunda-feira: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
Terça-feira: Doenças gerais, como rinite, sinusite e outras alergias respiratórias;
Quarta-feira: Hipertensão pulmonar e doença intersticial;
Quinta-feira: Asma e tuberculose.