Pró-reitora adjunta de Extensão da UFJF é escolhida para coordenar área de saúde do Forproex Sudeste

Evento reuniu pró-reitores e representantes da extensão universitária da região Sudeste

A pró-reitora adjunta de extensão da UFJF, professora Maria Lúcia Polisseni, foi escolhida pelos pró-reitores de extensão das universidades públicas da região sudeste para coordenar a área temática de saúde. A escolha foi realizada durante o XXXIX Encontro da Regional Sudeste de Pró-reitores de Extensão de Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior (Forproex), que ocorreu na última semana na Universidade de Taubaté (Unitau), em São Paulo.

Segundo Maria Lúcia, o papel do coordenador é o de articular a universidade para conhecer e diagnosticar as ações de extensão, além de discutir o desenvolvimento da área de saúde. “Eu acredito que o nosso papel enquanto pró-reitores é articular ideias para que a extensão seja valorizada.” A professora também destaca que é essencial a UFJF estar presente e ter representação nos fóruns de discussão.

Além da eleição de coordenadores, o encontro discutiu o tema “Extensão Universitária: da organização interna à inserção nos debates nacionais”. O evento estimulou o debate acerca de temas que podem subsidiar a gestão da extensão em cada instituição e levantar pontos para discussão no Fórum Nacional. “A finalidade foi discutir a política de extensão e fomentar o fórum nacional para que possamos desenvolver a extensão universitária”, destaca Maria Lúcia.

No encontro, foram discutidos temas como a lei de inclusão digital, a comunicação e a concessão de rádios e TVs educativas e a visão do Ministério das Comunicações em relação à extensão universitária. Além disso, os participantes visitaram ações de extensão da Unitau como o Museu Didático do Corpo Humano, o Centro de Estudos Apícolas e a Casa do Figureiro.

Pró-reitores discutiram temas como captação de recursos para ações de extensão (Foto: Divulgação/Forproex Sudeste)

Os principais elementos levantados pelos pró-reitores e dirigentes da regional sudeste foram a captação de recursos para financiamento da extensão, a proposta de alocação de recursos em fontes permanentes de financiamento pelas agências de fomento e o projeto de financiamento para criação de plataforma de comunicação da extensão.

Eleição
No encontro, foi realizada eleição para escolher os coordenadores de diferentes áreas temáticas. Além da pró-reitora Maria Lúcia, escolhida para coordenar a área de saúde, foram eleitos os seguintes pró-reitores Adriana Imperador (UFABC – Meio Ambiente), Efigênia Ferreira (UFMG – tecnologia), Joaquim Freire (USCS – Comunicação), Ana Dias (UFVJM – Direitos Humanos e Justiça), Rosângela Borges (UNIFAL – educação) e Irley Machado (UFU – cultura). Também foram escolhidos como novos coordenadores do Forproex Sudeste os professores Gumercindo Souza Lima (UFV) e José Felício Murade (Unitau).