Estão abertas as inscrições para o I Seminário das Práticas Terapêuticas não Convencionais em Saúde e para o III Simpósio da Metodologia Científica Goethiana até o dia 04 de maio. O evento, organizado pelo Programa de extensão “Plantas Medicinais e Terapias Não Convencionais” da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proplamed/UFJF), será realizado no dia 05 de maio.

De acordo com o coordenador do Proplamed, professor Dr. João Batista Picinini “hoje existe uma dúvida muito grande entre as chamadas práticas não convencionais de saúde relacionada à pesquisa e a comprovação científica do uso dessas práticas; por isso a importância da realização do evento”, argumenta o professor.

Durante a jornada de trabalhos, o coordenador do Hospital Antroposófico de Matias Barbosa e diretor da Clínica Médica Antroposófica Vivenda Sant´Anna, em Juiz de Fora, Antônio José Marques, irá debater sobre a metodologia científica Goethiana. O professor Picinini trabalhará a parte de metodologia científica, abordando as práticas terapêuticas não convencionais em saúde. Após a exposição do pesquisador, o professor Benilson Beloti falará sobre o método quali-quantitativo em fitoterapia. A professora e Pró-reitora adjunta de Extensão, Maria Lúcia Polisseni, também estará presente no evento e irá debater sobre as terapias corporais.

O seminário será realizado no anfiteatro “A” do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF. O evento conta com parceria da Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Clínica Médica Antroposófica Vivenda Sant’Anna e do Hospital Antroposófico.

Inscrições

Para os interessados em participar do seminário, as inscrições seguem até o dia 04 de maio. Elas são gratuitas e estão sendo realizadas no e-mail seminariotnc@yahoo.com.br. É necessário enviar nome completo, curso e e-mail. As vagas são limitadas.

De acordo com o coordenador do evento, o público-alvo são os acadêmicos e profissionais que trabalham com medicina complementar, alternativa e racionalidade médica; mas ele é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse pela temática. Dr. Picinini também destaca a importância das pessoas participarem para entender mais o que são as práticas terapêuticas não convencionais em saúde.

Submissão de trabalhos termina nesta segunda

Para os interessados em submeter trabalhos, o prazo é até a próxima segunda-feira (23). Os trabalhos deverão ser apresentados na modalidade de pôster. Confira aqui o regulamento para envio dos resumos.

Confira a programação completa aqui