Fechar menu lateral

UFJF e empresários debatem transferência de tecnologia e gerenciamento de projetos em Governador Valadares

Professor José Paulo apresentou tecnologias desenvolvidas na UFJF (Foto: Diogo Mendes/Proex)

Na quarta (18), último dia de visita a Governador Valadares, a comitiva das Pró-reitorias de Extensão (Proex) e Assuntos Acadêmicos (Proacad) da UFJF promoveu debate com empresários locais e alguns setores da sociedade sobre a importância do uso da tecnologia e do gerenciamento adequado de projetos para o desenvolvimento econômico e a inclusão social da região do Vale do Rio Doce.

O assessor de parcerias estratégicas da Proacad, professor José Paulo de Mendonça, despertou a atenção dos presentes ao apresentar projetos tecnológicos inovadores em desenvolvimento atualmente na UFJF e possíveis soluções para as micro e pequenas empresas aumentarem suas produtividades a partir da transferência de tecnologia. Entre os projetos criados pela UFJF estão um dispositivo óptico para rastreabilidade do gado, sensores de temperatura para frutas e eucaliptos e um esfíncter urinário eletrônico. “A inovação é fundamental para o desenvolvimento, mas ela precisa ser viável ao empreendimento”, afirma Mendonça.

O docente ainda destacou algumas tecnologias já elaboradas na Universidade que permitirão o desenvolvimento da economia local, como o motor Stirling Solar, que facilita a irrigação de áreas rurais, um moedor de capim e milho, além de um mecanismo de refrigeração que permite o armazenamento adequado de derivados do leite. Mendonça ainda apresentou soluções práticas para o aperfeiçoamento dos trabalhos de economia solidária visitados no dia anterior, como o desenvolvimento de uma embalagem criada a partir de papel reciclável para o sabão ecologicamente correto, produzido pela cooperativa “Rio Limpo – Programa Trabalho e Cidadania”.

Elaboração de projetos

Kahan Monteiro (à esq.), José Paulo e Lilyan Gatto debateram com os empresários as possibilidades para o desenvolvimento local (Foto: Diogo Mendes/Proex)

Outro ponto debatido com os empresários locais foi o gerenciamento de projetos e a captação de recursos junto aos principais órgãos de fomento. Segundo a gerente estratégica de projetos, Kahan Monteiro, a maior dificuldade enfrentada pelas empresas no momento de concorrer a uma chamada pública é a elaboração da proposta. “A falta de tempo e de capacitação para o preenchimento adequado da descrição, dos objetivos e da metodologia atrapalham bastante a concepção, tornando importante o apoio da UFJF.”

A opinião é compartilhada pela gerente de projetos das micro e pequenas empresas Lilyan Gatto. “A elaboração da proposta é o principal problema encontrado. Por isso, ofereceremos no Escritório de Gerenciamento de Projetos da UFJF, os serviços de gestão administrativa e financeira, ficando a cargo dos empreendimentos a execução das atividades. Com o apoio, as iniciativas tendem a obter mais sucesso junto aos editais e evitarão problemas de gestão e de prestação de contas.”

Geração de Renda

Apresentação do Ciaat encerrou a visita da UFJF a Governador Valadares (Foto: Diogo Mendes/Proex)

O último compromisso oficial da comitiva da UFJF em Governador Valadares foi a visita às instalações do Centro de Informação e Assessoria Técnica (Ciaat), que oferece apoio aos empreendimentos de economia solidária na região do Vale do Rio Doce e atende atualmente nove municípios e 11 associações. O coordenador geral da entidade, Antônio Carlos Linhares, apresentou as principais demandas do Ciaat e as possibilidades de parceria com a UFJF e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), visando a uma melhor qualificação técnica dos profissionais e ao maior acesso às chamadas públicas.