Projeto “Caminhada Orientada” oferece 25 vagas nesta sexta (30)

Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 14,7% dos brasileiros praticam algum tipo de atividade física com regularidade e que 16,4% da população é considerada sedentária. Com o objetivo de mudar essa realidade, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF desenvolve há mais de 10 anos o projeto “Caminhada Orientada”. O programa tem por objetivo estimular a prática da atividade física e a mudança do hábito de vida da comunidade interna e externa à Universidade.

Os interessados em participar das atividades do projeto deverão comparecer nesta sexta-feira (30), a partir das 14h, ao Núcleo de Projetos de Extensão da Faefid. Neste semestre, serão disponibilizadas 25 vagas. Cabe ressaltar que, no ato da inscrição, é necessária a apresentação de um documento de identidade e de um atestado médico.

Durante as aulas, os alunos praticam exercícios de alongamento, aquecimento e posteriormente exercitam a caminhada. Ao todo, sete bolsistas dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Medicina, Farmácia e Enfermagem estão envolvidos na iniciativa.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Selva Barreto, os exercícios proporcionam bem-estar aos praticantes. “Geralmente, nossos alunos são pessoas com mais de 60 anos de idade. O que percebemos é que eles começam a se socializar mais e aderir às atividades mais rapidamente. O resultado é muito positivo”, comenta.

Iniciativa
O “Caminhada Orientada” foi criado em 2001 pela Faefid com o intuito de promover a mudança de hábitos e melhorar a qualidade de vida de pessoas acima dos 40 anos. De uma maneira multidisciplinar, o programa consegue aplicar a ciência à prática com o auxílio de bolsistas.

Os alunos inscritos recebem assistência, orientação e acompanhamento contínuo para o desenvolvimento dos exercícios. Durante as aulas, os participantes aprendem como executar corretamente as atividades físicas, bem como controlar a respiração de modo adequado em função da intensidade do esforço.

Segundo Selva, os alunos recebem não apenas atendimento, mas também motivação. “Procuramos desenvolver estratégias para incentivar a integração e despertar o interesse deles para a importância dos exercícios.”

Outras informações: (32) 2102- 3266 – Núcleo de Extensão da Faefid