Fechar menu lateral

Forum da Cultura sedia seminário “Os Caminhos do Teatro” neste final de semana

Promover uma reflexão a respeito do teatro de uma maneira abrangente. Esse é o principal objetivo do Seminário “Os Caminhos do Teatro”. O evento, organizado pelo Grupo Divulgação, será realizado neste sábado (31) e domingo (1°) e traz em sua programação grandes nomes da dramaturgia nacional. O encontro, que chega a sua 27ª edição, comemorará o Dia Internacional do Teatro, celebrado na última terça-feira (27) e os 40 anos de criação do Forum da Cultura.

O Seminário terá início às 10h com a palestra ‘Os caminhos da arte-educação no teatro’, ministrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luiz Marfuz. Em seguida, é a vez do professor da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), Isaac Bernat, abordar o tema ‘Os caminhos do ofício do ator’. Ainda no sábado, haverá a apresentação do espetáculo ‘Mordaça’, encenado pelos alunos da Pós-Graduação em Comunicação e Arte do Ator, Rodrigo Furtado e Francisco Henrique Simões.

No domingo, o professor da Escola de Arte Dramática da USP, José Fernando de Azevedo, coloca em pauta a questão da dramaturgia contemporânea. Encerrando a programação, a jornalista e pesquisadora Deolinda Vilhena ministra palestra com o tema ‘Os caminhos do mercado teatral’.

Iniciativa de sucesso

Para José Luiz Ribeiro, seminário se consolidou devido à necessidade de se discutir a dramaturgia (Arquivo/Proex)

Segundo o diretor e coordenador do evento, professor José Luiz Ribeiro, a consolidação do Seminário deve-se à necessidade constante de se discutir a dramaturgia. “Sempre realizamos no Dia Internacional do Teatro um encontro onde reunimos profissionais de diversas partes do Brasil para debatermos temas relacionados à área. Isso serve como motivação para nós que trabalhamos com arte.”

Desde sua primeira edição, em 1983, mais de 70 convidados já passaram pelo Seminário. Além de professores, estudantes de jornalismo e profissionais ligados às artes cênicas, o evento é direcionado a todos que buscam enriquecer seu repertório cultural.

Inscrições
Os interessados em participar deverão comparecer ao Forum da Cultura até sexta-feira (30), de 9h as 12h ou de 14h as 18h. Vale ressaltar que os alunos do curso de Jornalismo da UFJF podem efetuar a inscrição na própria Faculdade. A presença nos dois dias do evento dá direito a um crédito no histórico escolar.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura)