Professores da UFJF debatem captação de recursos para projetos de extensão

Professores compareceram em grande número ao seminário (Foto: Raiza Halfeld/Proex)

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) realizou na tarde de ontem (22) o I Seminário de Captação de Recursos para Projetos de Extensão. A iniciativa teve por objetivo estimular os docentes a buscarem recursos junto às principais agências de fomento do país. O evento, que começou por volta das 14h, contou com a participação do pró-reitor de extensão, Marcelo Dulci, que abriu a solenidade juntamente com o pró-reitor de assuntos acadêmicos, Flávio Takakura e com o pró-Reitor de planejamento e gestão, Alexandre Zanini.

Durante o Seminário, os professores puderam ter um panorama geral dos meios existentes para a captação de recursos na área da extensão universitária. A palestrante Kahan Monteiro, da equipe da Proacad, apresentou o “Escritório de Gerenciamento de Projetos”, um novo núcleo que foi criado recentemente dentro da Universidade para auxiliar no planejamento, na gestão e na execução dos trabalhos desenvolvidos na instituição. Logo em seguida, o professor Flávio Takakura fez uma exibição da plataforma de Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj) do Ministério da Educação, na qual demonstrou passo a passo como é feito o acesso e o cadastramento de projetos no sistema.

Professor Telmo Ronzani apresentou os detalhes do edital de apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa (Foto: Raíza Halfeld/Proex)

O seminário também contou com a participação do professor Telmo Ronzani, que relatou sua experiência na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) com o projeto “Disseminação de Práticas de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência Doméstica na Assistência Municipal”. Além disso, Ronzani fez uma apresentação do Sistema de Gestão de Atividades da Fapemig (Agilfap), mostrando como é realizado o acesso e o cadastro das propostas.

O evento foi encerrado com a participação da coordenadora de execução e suporte financeiro da Pró-reitoria de Finanças, Jucilene Melandre, que expôs os principais pontos para o gerenciamento adequado dos recursos provenientes do financiamento a projetos e esclareceu as dúvidas dos docentes

Captação
Para a professora da Faculdade de Comunicação, Claúdia Castro, a captação de recursos é fundamental para “democratizar o acesso a programas de extensão que possam beneficiar a comunidade em geral”. Segundo Claudia, as principais dificuldades encontradas estão relacionadas ao processo de rubrica e a parte financeira e econômica do processo.

Seminário foi aberto pelos pró-reitores (da esq. para dir.) Marcelo Dulci, Alexandre Zanini e Flávio Takakura (Foto: Raíza Halfeld/Proex)

Para o professor do Departamento de Latim, Luiz Carlos Carpinete, a captação de recursos ajuda na divulgação do trabalho. “Há sete anos coordeno o Projeto Legenda da Universidade, e, até então, não tive nenhuma dificuldade na realização do mesmo. Estamos agora buscando alternativas para atrair um público maior”, comenta.

Estiveram presentes no encontro pró-reitores, como o professor Eduardo Magrone, diretores de unidades como Mirian Aparecida de Oliveira Pinto, Lourival Batista de Oliveira Júnior e Marta Cristina da Silva, professores com projetos de extensão financiados por órgãos de fomento, como Bruno Fuser, Leonardo Carneiro, Maria Helena Braga, Maria das Graças Chaves e Luciana Bittencourt, além de docentes que trabalham ou pretendem atuar com a extensão universitária.

Certificado
A Pró-reitoria de Extensão entrará em contato com os participantes por e-mail para informar quando o certificado de participação estará disponível para retirada. Todo o material apresentado no seminário também será disponibilizado aos participantes por e-mail.