Propostas para o Projeto Rondon devem ser entregues até o dia 26 de março na Proex

Os professores interessados em participar das operações de julho do Projeto Rondon devem entregar até as 16h do dia 26 de março na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) cópia impressa e em CD da proposta de trabalho. Neste ano, o Ministério da Defesa realizará as operações Açaí, no Pará, e Capim Dourado, em Tocantins.

As propostas devem agrupar atividades que envolvam todas as áreas do conjunto de ações escolhidos. O conjunto A reúne ações voltadas à cultura, direitos humanos, educação e saúde, enquanto o B é voltado para as áreas de comunicação, meio ambiente, tecnologia e trabalho.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderá participar com até duas equipes, sendo uma por operação. Caso o número de equipes inscritas na Proex supere o determinado pelo edital, caberá à pró-reitoria realizar uma reunião com os professores inscritos para definir quais serão as propostas a serem encaminhadas ao Ministério da Defesa.

As equipes devem ser multidisciplinares e compostas por dois docentes e oito alunos da Universidade. Para participar, os estudantes deverão estar cursando a segunda metade da graduação e não ter participado de operações anteriores.

Equipe multidisiciplinar da UFJF que participou do Projetro Rondon em 2011

A avaliação e seleção das propostas encaminhadas ao Ministério da Defesa serão realizadas pela Coordenação Geral do Projeto Rondon. O resultado final da seleção será divulgado no dia 25 de abril no site do Ministério da Defesa. Após a divulgação, o Projeto Rondon organizará a viagem precursora, de caráter obrigatório, dos professores-coordenadores aos municípios, para ajustar a ideia de trabalho à realidade e à necessidade da comunidade local.

Operações
A operação Açaí será realizada entre os dias 6 e 22 de julho em 19 municípios do Pará. Já a operação Capim Dourado será desenvolvida em 15 cidades do Tocantins. A previsão é de que cerca de 680 estudantes e professores universitários participem das duas operações.

O Projeto Rondon tem como objetivo permitir que alunos e professores atuem como voluntários durante as férias acadêmicas em atividades extensionistas em municípios das regiões Norte e Nordeste. Nos últimos anos, a UFJF enviou equipes para diversas operações do Projeto Rondon, como Nordeste, Grão-Pará e Zabelê.

Confira aqui o convite das operações de julho.

Outras informações: (32) 2102-3961 (Proex)