Estão abertas as inscrições para os cursos de línguas e informática do Polo de Enriquecimento Cultural

Início das aulas no Polo está previsto para o mês de março

De acordo com dados do censo de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 60 anos em Juiz de Fora é considerado maior do que a média estadual e nacional. Essa realidade aponta a necessidade de se ter um olhar diferenciado para o trabalho junto à terceira idade.
Pensando nisso, desde 2009, o Polo de Enriquecimento Cultural da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece diversas atividades voltadas para a população idosa. Entre os cursos oferecidos, estão os de línguas e informática, que estão com inscrições abertas.
O programa é coordenado pela professora Sandra Arbex e, de acordo com a docente, a importância dessas atividades deve-se ao fato de que a população brasileira está envelhecendo e vivendo mais. “É preciso enfrentar esta nova realidade com conhecimento e bom preparo técnico, com projetos que tragam boa qualidade de vida aos idosos”, afirma.
Para os cursos de idiomas, quatro modalidades são oferecidas: inglês, espanhol, francês e italiano. A estudante Letícia Rodrigues é bolsista do projeto desde o ano passado. Ela dá aulas de inglês e seu interesse na iniciativa surgiu pela oportunidade de trabalhar com alunos diferenciados. “Quem participa dos cursos está interessado e com vontade de adquirir conhecimento”.
Nas aulas de informática são oferecidos cursos de Windows e Internet. O professor Maurício Paiva é o responsável pelo curso e, para ele, o mais gratificante é o convívio com os idosos. Segundo Paiva, “as aulas são dinâmicas e os alunos não ficam somente nas salas de aulas. Além de ensinar, eu aprendo muito aqui”.

O programa

De acordo com Sandra, além de o projeto trabalhar com o aprendizado de algo novo, ele promove a cidadania da pessoa idosa

Desde 1991, o Polo oferece diversos cursos para as pessoas da terceira idade. Para Sandra, cada vez mais é preciso formar profissionais para atuarem na área do envelhecimento. “O papel de uma instituição de ensino é dar condições para que os
próprios idosos possam entender melhor o processo de envelhecimento e
tenham informações suficientes para se cuidarem, buscarem seus direitos e
reivindicar uma cidade melhor e adequada às suas necessidades.”
A coordenadora ainda afirma que o projeto não trabalha só com o aprendizado de algo novo, mas com a cidadania da pessoa idosa. “O trabalho permite que os participantes retomem antigos sonhos e tenham clareza de que, mesmo com mais idade, é possível almejar novas conquistas e realizações, pois elas continuam tendo condições de aprender, avançar e fazer suas próprias escolhas.”

Inscrições

Os interessados em participar das atividades devem procurar a Casa de Cultura da UFJF, localizada na Avenida Rio Branco, 3.372, Centro. É necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O candidato deve ter idade acima de 45 anos. As vagas são limitadas. Para os cursos de línguas estrangeiras, a mensalidade é de R$ 50, já para o de informática, o investimento é de R$ 60.

Outras informações: (32) 3215-4694