Pesquisadores debatem valor nutricional do leite em rede social desenvolvida na UFJF

Rede social temática deverá contar com mil membros até o final do ano

Completando um ano de execução, o projeto Núcleo para Valorização dos Produtos Lácteos na Alimentação Humana (NUVLAC), coordenado pelo professor do Departamento de Nutrição da UFJF, Paulo Henrique Fonseca da Silva, trouxe uma inovação para a discussão sobre o leite e seus derivados. O projeto, realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), elaborou e mantém uma rede social voltada exclusivamente para o tema.

Segundo Silva, os produtos lácteos são impulsores de desenvolvimento econômico e social. O Brasil posiciona-se como um dos maiores produtores de leite do mundo. Estima-se que a produção de leite no país deva crescer 2,5% em 2012, atingindo a marca de 31,9 bilhões de litros. “Este é um dos segmentos mais importantes do agronegócio brasileiro, que contribui para políticas de segurança alimentar, geração de emprego e renda, adoção de tecnologias e incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento científico e à inovação”, afirma.

Para Tatiana Gomes, o Nuvlac busca criar um ambiente de debate para a área dos lácteos

A rede social, que pode ser acessada pelo endereço www.nuvlac.com.br, nasceu com objetivo de organizar e divulgar informações, estudos científicos, benefícios e eventos ligados à área dos lácteos, além de gerar discussões e criar um ambiente de debate para o assunto.

De acordo com a bolsista do projeto, Tatiana Gomes, o ano de 2012 será de novidades e expectativas para a rede social, cuja marca foi depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pela UFJF. Mesmo sem ter sido divulgada oficialmente, a rede social temática conta com 125 membros. “Pretendemos expandi-la neste ano. Faremos visitas a outras universidades, instituições, empresas, associações, sindicatos e eventos ligados ao setor para divulgarmos o projeto e discutirmos possíveis parcerias.” O projeto pretende contar também com parcerias com empresas privadas. “É importante ressaltar que, apesar de buscarmos apoio de empreendimentos privados, nós buscamos valorizar toda a cadeia produtiva do leite”, revela.

Novidade

Para o professor Paulo Henrique o desenvolvimento do projeto é importante, já que as pessoas etão em busca de melhor qualidade de vida

Seguindo a visão de crescimento, a rede social contará com novos recursos. Um deles é uma biblioteca virtual com artigos científicos sobre lácteos, que está em fase de implementação. Hoje, existem cerca de 20 artigos no sistema e outros 600 em fase de análise. Além disso, o NUVLAC ampliará a divulgação de eventos científicos e promoverá a transmissão online de alguns deles. Outra iniciativa é o acompanhamento de sites internacionais ligados ao assunto para manter a rede com conteúdo atualizado sobre o que está sendo discutido internacionalmente. “Com as novidades e a ampla divulgação, esperamos contar, até o final de 2012, com mil membros cadastrados na rede social”, planeja Tatiana.

Função social
Para o professor Paulo Henrique, o NUVLAC cumpre um papel importante na sociedade atual, onde a academia precisa estar comprometida com a geração de conhecimento e a formação de pessoas com talento e competência para atuar no setor de lácteos. “O projeto possui grande importância em um momento em que as pessoas estão voltadas para a qualidade de vida, da qual a alimentação saudável é um pilar insubstituível. Ao mesmo tempo, empresas são desafiadas, aplicando princípios éticos e de responsabilidade social, a ofertar produtos lácteos nutritivos, seguros e inovadores.”
Para ter acesso ao conteúdo disponiblizado no NUVLAC, é necessário que o participante seja um membro cadastrado. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site www.nuvlac.com.br.

Outras informações: nuvlacufjf@gmail.com