Inscrições para cursos de idioma do Boa Vizinhança vão até sexta (20)

Candidatos serão selecionados por meio de sorteio público

Começou nesta segunda-feira (16) e vai até esta sexta (20) a inscrição para os cursos de idiomas oferecidos pelo programa de extensão Boa Vizinhança. A iniciativa oferece neste semestre 90 vagas, sendo 60 para o curso de inglês e 30 para o de espanhol. 60% das vagas serão ocupadas por moradores dos bairros do entorno do campus (ver quadro), enquanto as demais serão preenchidas por candidatos de outras regiões da cidade.

Para se inscrever, o interessado deve se dirigir à Central de Atendimento da UFJF (CAT), localizada no prédio da reitoria, das 8h às 17h. Podem se inscrever candidatos entre 18 e 44 anos com, no mínimo, ensino fundamental completo e renda familiar per capita inferior ou igual a R$ 700. O interessado deve entregar a ficha de inscrição preenchida, disponível na CAT, e cópia do documento de identidade e dos comprovantes de residência e de renda de todos os familiares que moram na mesma residência do candidato.

Caso o interessado não atenda a todos os itens do edital, este será desclassificado e não participará do processo seletivo. As vagas serão distribuídas por meio de sorteio público a ser realizado no dia 12 de março, às 15h, no anfiteatro da reitoria. O resultado será divulgado no site da Proex no dia 13 de março e será afixado na Central de Atendimento.

Nivelamento
A partir deste semestre, o Programa promoverá prova de nivelamento dos alunos selecionados. De forma experimental, o exame será aplicado no primeiro dia de aula, previsto para o dia 17 de março. Caso seja constatado que o aluno tenha conhecimento suficiente para ingressar no segundo ou no terceiro módulo do curso, ele será realocado de acordo com seu desempenho na prova.

Função social

Segundo Marta, curso estimula estudantes a darem continuidade aos estudos

Os cursos de idiomas do Boa Vizinhança foram criados em 2004 e já atenderam mais de 600 alunos. Segundo a coordenadora do curso de inglês, professora Marta Cristina da Silva, a iniciativa colabora para a Universidade cumprir seu papel social. “Mais do que ensinar o idioma, o projeto tem um impacto social na comunidade. O Programa oferece aos participantes um primeiro contato com uma língua estrangeira. A partir disso, muitos alunos se sentem motivados a estudar mais e, até mesmo, ingressar na UFJF.” É o caso do vendedor Felipe de Souza, 25, que se formou no curso de espanhol em dezembro. Felipe pretende ingressar em um curso superior. “Quero, futuramente, me candidatar a uma vaga no curso de Letras da UFJF”, diz o estudante, que já havia concluído anteriormente o curso de inglês do projeto.

Confira aqui o edital.