Fechar menu lateral

UFJF entrega materiais para associação de catadores apoiada pela Intecoop

Materiais foram entregues na sexta-feira (6)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizou na última sexta-feira (6) a entrega de materiais para a Associação Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf).

A entidade, que é acompanhada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop), recebeu materiais como empilhadeira, guincho hidráulico, carrinhos para recolhimento de material reciclável e de carga, fogão, refrigerador, pás, além de camisas e calças para trabalho.

A compra dos equipamentos estava prevista no projeto “Qualidade de Vida dos Catadores de Materiais Recicláveis de Juiz de Fora”, coordenado pelas professoras da Faculdade de Enfermagem Sueli Maria dos Reis e Maria Cristina de Jesus e pelo professor do curso de Arquitetura José Gustavo Abdalla. A iniciativa ofereceu cursos como de saúde do trabalhador, de direitos e deveres e de responsabilidade ambiental.

Segundo o coordenador da Intecoop, Petrônio Barros, os materiais irão subsidiar o trabalho dos profissionais associados à Ascajuf. “Os itens entregues também melhorarão as condições de vida e de trabalho dos catadores.”

Galpão

Outro avanço que será percebido pelos catadores de Juiz de Fora será a construção de um galpão para a Ascajuf, a ser erguido em um terreno próximo ao campo do clube Tupynambás, no bairro Poço Rico. O local permitirá a organização do trabalho e o armazenamento do material. A construção, de responsabilidade da Ascajuf, conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil, UFJF, Prefeitura de Juiz de Fora, Câmara dos Vereadores e Sebrae. O projeto da planta será elaborado pela Faculdade de Engenharia da UFJF, que já realizou a primeira visita técnica ao local. Serão investidos R$ 250 mil, sendo R$ 194 mil proveniente da Fundação Banco do Brasil e o restante oriundo da Prefeitura de Juiz de Fora.

Outras informações: Intecoop (32) 2102-3397

Confira mais fotos da entrega dos materiais aqui.