Fechar menu lateral

Proex divulga mudanças na seleção para cursos de idiomas do Boa Vizinhança

Alunos serão selecionados por meio de sorteio público

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF) torna público o edital para os cursos de inglês e espanhol do Programa Boa Vizinhança. O edital traz mudança no critério de seleção. Neste ano, as 90 vagas oferecidas serão distribuídas por meio de sorteio público a ser realizado no dia 12 de março, às 15h, no anfiteatro da reitoria.

Serão oferecidas 60 vagas para o curso básico de língua inglesa e 30 para o de língua espanhola. 60% serão destinadas aos moradores do entorno do campus (ver quadro), enquanto as demais são direcionadas aos candidatos dos demais bairros.

Inscrição
Os interessados devem se inscrever na Central de Atendimento da UFJF (CAT), localizada no prédio da reitoria, entre os dias 16 e 20 de janeiro, das 8h às 17h. Podem se inscrever candidatos entre 18 e 44 anos com, no mínimo, ensino fundamental completo e renda familiar per capita inferior ou igual a R$ 700.

No ato da inscrição, o interessado deverá entregar a ficha de inscrição preenchida, disponível na CAT, e cópia do documento de identidade e dos comprovantes de residência e de renda de todos os familiares que moram na mesma residência do candidato. Caso o interessado não atenda a todos os itens do edital, este será desclassificado e não participará do sorteio. O resultado será divulgado no site da Proex no dia 13 de março e será afixado na Central de Atendimento.

Prova de nivelamento
Outra novidade será a prova de nivelamento dos alunos selecionados. Em caráter experimental, o exame será aplicado no primeiro dia de aula, previsto para o dia 17 de março. Caso seja constatado que o aluno tenha conhecimento suficiente para ingressar no segundo ou no terceiro módulo do curso, ele será realocado de acordo com seu desempenho na prova.

O Programa Boa Vizinhança oferece desde 2004 o curso básico de inglês para a comunidade. Já o de espanhol foi implantado em 2010. Desde seu início, a ação extensionista da Faculdade de Letras (Fale) já atendeu mais de 700 alunos.

Confira aqui o edital.