Apoiada pela Intecoop, feira de artesanato movimenta Museu do Crédito Real

Produtos artesanais ficarão expostos no Museu do Crédito Real até a próxima quinta (15)

O Museu do Crédito Real recebe até a próxima quinta-feira (15) a Feira de Natal da Tenda de Minas Solidária, entreposto comercial vinculado à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF).

Ao todo, 17 grupos de artesanato de Juiz de Fora e região estão expondo seus trabalhos. De acordo com a coordenadora da Tenda de Minas, Ângela Vilela, a escolha do local foi estratégica. “O acesso ao público no museu é excelente. As vendas estão ótimas. Exemplo disso é que, na feira, estamos vendendo em um dia o que vendemos em uma semana na loja.”

A coordenadora da Tenda de Minas, Ângela Vilella (à esq.), ao lado dos artesãos João Galvão e Delce Batista

Para o artesão João Galvão, que participa das feiras há dois anos, expor seus produtos é uma grande satisfação. Além disso, ele ressalta que o apoio da Intecoop é de suma importância. “Nós somos uma associação de trabalho, por isso é importante que um dê apoio ao outro.”

Já a artesã Delce Batista, que trabalha há um ano com alimentação artesanal, destaca que feiras como essa permitem a exposição de seus produtos a um público maior. “O artesanato não é muito reconhecido na cidade. Por isso, realizar um trabalho coletivo com os artesãos traz reconhecimento e valorização das peças produzidas.”

As feiras de economia solidária são uma oportunidade para os grupos de artesanato incubados pela Intecoop estimularem a geração de renda. De acordo com Ângela, a quantidade de pessoas envolvidas com os trabalhos é grande, por isso se torna importante a comercialização dos produtos.

A feira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e sábado, das 9h às 14h. O Museu do Crédito Real está localizado na rua Getúlio Vargas 455, Centro.

Próximas feiras solidárias
Ainda em dezembro, a Intecoop apoiará outras duas feiras de economia solidária. Uma na próxima segunda (12), que será realizada na agência do Banco do Brasil da rua Halfeld, e outra na terça-feira (13), no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, localizado na rua Getúlio Vargas 200, Centro.

Outras informações: (32) 2102-3397 (Intecoop)