Fechar menu lateral

Faculdade de Letras entrega certificados aos concluintes do Programa Boa Vizinhança

Cerimônia foi realizada no auditório da Faculdade de Letras

No último sábado (3), 29 alunos concluíram o terceiro módulo dos cursos básico de línguas estrangeiras do Programa Boa Vizinhança, oferecido pela Faculdade de Letras (Fale) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Foram entregues 18 certificados para estudantes de inglês e 11 para os da modalidade espanhol. Segundo a coordenadora do curso de inglês, professora Marta Cristina da Silva, a formatura de mais uma turma é um momento de alegria. “Mais do que ensinar o idioma, o projeto tem um impacto social na comunidade. O Programa oferece aos participantes um primeiro contato com uma língua estrangeira. A partir disso, muitos alunos se sentem motivados a estudar mais e, até mesmo, ingressar na Universidade”, conta Marta.

Felipe Souza pretende ingressar no curso de Letras da UFJF

É o caso do vendedor Felipe de Souza, 25, formando do curso de espanhol. Após concluir o curso, Felipe pretende ingressar na Universidade. “Quero dar continuidade ao aprendizado do espanhol e, futuramente, me candidatar a uma vaga no curso de Letras da UFJF”, diz o estudante, que já havia concluído anteriormente o curso de inglês do projeto. “Tive uma experiência muito boa no curso de inglês. Por isso, resolvi me inscrever no de espanhol. Valeu a pena, pois tive um rendimento muito bom, um material excelente e um acompanhamento adequado da professora.”

Já a aluna Ângela Alves, 40, resolveu se inscrever no curso de espanhol, pois pretendia aperfeiçoar seus conhecimentos em sua língua predileta. “Sempre gostei muito do idioma e de ouvir músicas em espanhol. Além disso, consegui uma bolsa parcial em uma faculdade particular e percebi que era o momento certo para aprender línguas estrangeiras.”

Oportunidade

Rodrigo de Mattos teve o melhor desempenho e foi contemplado com uma bolsa em um curso particular

Além do certificado de conclusão do curso básico de inglês, o aluno Rodrigo de Mattos, 24, recebeu outra boa notícia durante a formatura. Devido ao seu bom desempenho durante as aulas, ele foi contemplado com uma bolsa integral em um curso particular para dar continuidade aos estudos do idioma. “Eu me dediquei bastante ao conteúdo e acabei premiado  com uma bolsa em um curso particular. Fiquei muito satisfeito.”

Já a autônoma Aline Flores, 44, voltou a estudar após mais de 20 anos afastada da sala de aula. “Foi uma ótima oportunidade. Recomendo a todos, já que o inglês é um curso que está em alta e seu domínio é cada vez mais exigido.” Animada com seu desempenho, Aline pretende continuar os estudos nos próximos anos. “Achei o curso ótimo, pois aprendi bastante. Gostei tanto que agora quero dar continuidade ao inglês e fazer o curso de espanhol também.”

Crescimento acadêmico

A bolsista Dayana Nascimento formou sua primeira turma de espanhol

A bolsista Dayana Nascimento, que acompanhou a turma de espanhol durante os três semestres, aponta que o Programa Boa Vizinhança foi fundamental para o seu desenvolvimento dentro de sala de aula. “Participar da iniciativa foi muito produtivo para mim, pois coloquei em prática a teoria que aprendi em sala de aula e, ao mesmo tempo, agreguei conhecimento”, diz a bolsista, que não esconde sua satisfação em formar sua primeira turma. “É uma felicidade muito grande acompanharmos o desenvolvimento intelectual dos alunos.”

O bolsista Allan Cordeiro ao lado da coordenadora do curso de inglês, professora Marta Cristina da Silva

A opinião é compartilhada pelo bolsista do curso de inglês, Allan Cordeiro, que participa da iniciativa há três anos e formou sua segunda turma no último sábado. “A satisfação é enorme ao ver meus alunos evoluírem. Um diferencial do Boa Vizinhança é que os studantes são muito interessados e disciplinados e se sentem valorizados por estarem em um ambiente acadêmico.”

Criado em 2004, os cursos de idiomas do Boa Vizinhança já atenderam mais de 600 alunos. Atualmente, a iniciativa é coordenada pelas professoras da Faculdade de Letras, Marta Cristina da Silva, Ana Beatriz Rodrigues e Silvina Carrizo. 60% das vagas são destinadas aos moradores das regiões circunvizinhas ao campus, enquanto as demais são direcionadas à comunidade de outros bairros. No próximo semestre, novas turmas serão oferecidas para ambos os cursos.