Professores e alunos da UFJF debateram a extensão universitária em congresso internacional

Professora Denise Drumond apresentou trabalho sobre o exame preventivo do câncer de colo uterino

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi representada por cerca de 20 pessoas, entre professores e alunos, na 11ª edição do Congresso Ibero-Americano de Extensão, que foi realizado na última semana no campus da Universidade Nacional do Litoral (UNL), em Santa Fé, na Argentina. Durante os quatro dias de congresso, os representantes da UFJF puderam apresentar os resultados das iniciativas extensionistas em que participam.

É o caso da professora do curso de Medicina, Denise Drummond, que participou do congresso apresentando o trabalho “Estudo das UBSs de Juiz de Fora quanto ao exame preventivo do câncer de colo uterino”. Para ela, o evento foi muito enriquecedor. “Participar de congressos como o Ibero-americano nos permite aprimorar o nosso trabalho, gerando conhecimento. Também tivemos ideias para a criação e o desenvolvimento de projetos de extensão na UFJF”.

Experiência

Congresso recebeu pôsteres com experiências de projetos de extensão

Já o estudante do curso de Educação Física, Edson Rezende, participou de seu primeiro congresso internacional, apresentando o trabalho “A influência dos programas de extensão na qualidade de vida dos participantes e na formação acadêmica”. Segundo Rezende, o congresso foi uma grande oportunidade para os estudantes, pois permitiu que eles apresentassem um artigo em um evento de porte internacional. “No Ibero-Americano, tive a chance de falar para um público maior e mais diversificado”, conta.

Palestra realizada na Universidade Nacional do Litoral, na Argentina

A aluna de Serviço Social, Jussara Barbosa, contribuiu com o artigo “DST/AIDS na mira da prevenção”. Jussara aponta que as discussões no congresso foram de grande importância para a área de extensão. “No evento, os participantes puderam perceber como a extensão é imprescindível para a formação acadêmica e que, por meio dos projetos, a universidade consegue cumprir seu papel social, se aproximando da realidade e das necessidades da comunidade.”

Neste ano, o evento contou com painéis, conferências, mesas redondas e fóruns simultâneos, divididos em três grupos temáticos: ciência, tecnologia e sociedade; a incorporação da extensão; e a linha de docência e investigação extensionista.