Festival de cinema “Primeiro Plano” comemora dez anos com programação diversificada

A décima edição do “Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades” começa na próxima segunda-feira (28). Com entrada gratuita, o evento vai até o dia 3 de dezembro no cinema do shopping Alameda. Ao longo dos seis dias, serão exibidos seis longas de diretores estreantes e mais de 50 curtas, nas mostras competitivas e de mercocidades, divididas em nacional e regional. O festival apresenta, ainda, longas que não estrearam na cidade, mostras paralelas, pré-estreias e oficinas.

Com a busca de uma reflexão sobre os dez anos de história do festival, o tema deste ano será “Olhar de novo”. O coordenador-geral do Primeiro Plano, Aleques Eiterer, explica que a intenção é comemorar os dez anos e reforçar a importância do evento. “O festival sempre se preocupou com o desenvolvimento audiovisual de Juiz de Fora e acreditamos contribuir para isso, pois, de seis curtas da cidade, exibidos na primeira edição, hoje recebemos uma quantidade que vem crescendo a cada ano.” Como exemplo, Aleques cita o prêmio Incentivo Primeiro Plano, que oferece apoio para a produção de um filme, conduzido pela equipe do melhor curta universitário da cidade.

Resgate

Ainda no clima de comemoração, a décima edição do Primeiro Plano traz como novidade a competição “o melhor dos melhores de todos os tempos”. No site oficial do evento estão disponibilizados todos os curtas vencedores do júri popular na mostra competitiva regional durante os dez anos do festival. O público pode assisti-los e eleger um vencedor, que será reexibido durante o evento.

Segundo o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenador de mídia do Primeiro Plano, Nilson Alvarenga, essa foi a maneira encontrada de envolver o público com o festival e de o aniversário não passar em branco. “A ideia inicial era fazermos uma retrospectiva com mostras paralelas e várias outras atividades refletindo sobre as dez edições do festival. No entanto, diante das dificuldades de patrocínio, adotamos essa estratégia e o resultado foi muito positivo, com o sucesso da votação pela internet.” Para Alvarenga, o festival contribuiu para a criação de uma cultura de produção e exibição de vídeos em Juiz de Fora. “Trata-se de um espaço para que o jovem realizador possa não só exibir, mas também debater sua produção e entrar em contato com o que se produz em diversos lugares do Brasil”, complementa.

“O melhor dos melhores de todos os tempos” segue com votação aberta até 2 de dezembro no site www.primeiroplano.art.br. Cadastrado na Pró-reitoria de Extensão da UFJF, o Festival Primeiro Plano foi aprovado pelas leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. A edição 2011 é promovida pelo Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais da UFJF e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e conta com apoio do Fundo Nacional de Cultura e da Prefeitura de Juiz de Fora.

Confira aqui a programação completa.