Fechar menu lateral

Estudantes da UFJF relatam experiências em congresso de extensão

Estudantes da UFJF passaram três dias em Porto Alegre

Um grupo de aproximadamente 20 professores e alunos, apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), representou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na quinta edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que foi realizado neste mês em Porto Alegre (RS). A UFJF teve mais de 30 trabalhos aceitos pela organização do evento em áreas temáticas como comunicação, direitos humanos, educação, saúde e tecnologia.

Equipe da UFJF apresentado trabalho no congresso

A estudante de enfermagem Andréia Carvalho apresentou dois artigos: “O trabalho em equipe interdisciplinar durante a graduação: um relato de experiência” e “Saúde bucal materno infantil: a construção de uma abordagem interdisciplinar”. Ela conta que a experiência de participar de um congresso de extensão foi enriquecedora. “Em uma conferência como essa, trocamos várias experiências com outros estudantes, inclusive de áreas diferentes. Além disso, a participação é importante para a vivência profissional.”

Para Andréia Carvalho, experiência foi enriquecedora

Já o mestrando em Genética e Biotecnologia César Caneschi apresentou o artigo “Atenção primária à saúde: feiras de saúde”. Ele participou pela primeira vez de um congresso de extensão e diz que a troca de experiências foi o mais importante. “Tive contato com diferentes pessoas, de diferentes instituições do Brasil e, inclusive, com pessoas de outros países. Isso foi essencial, pois percebi várias possibilidades para trabalhar na Universidade.” Para o mestrando, ter apresentado o trabalho em Porto Alegre, fez com que o projeto em que participa tivesse reconhecimento nacional e internacional. “As pessoas valorizam muito as atividades ali presentes. Isso dá motivação para continuarmos a nossa atividade extensionista e desenvolver outras.”

Além das apresentações, o evento também contou com mesas redondas, atividades culturais e oficinas. Daniel Dias, acadêmico de Geografia, participou do CBEU por se interessar pelos minicursos oferecidos. “Pude conversar com vários profissionais e trocar experiências. Também percebi o papel da geografia em outras universidades e como ela vem sendo trabalhada.”

Os professores Marconi Moraes (à esq), da Faculdade de Engenharia, Marília Nalon e Luiz Eduardo de Almeida, ambos da Faculdade de Odontologia, apresentaram artigos no CBEU

O professor do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Marconi Moraes, apresentou o artigo “Educação Ambiental através da integração Universidade-Escola”, que visa à integração entre a universidade e as escolas do entorno do campus. Ele destaca que levar a iniciativa da UFJF para o conhecimento de outras pessoas envolvidas com a extensão foi de suma importância. “Pude perceber que as outras universidades estão seguindo a mesma metodologia que a nossa para a implantação de projetos de extensão.”

O tema desta edição do CBEU foi “Fronteiras da Extensão”. A intenção do congresso foi propor a discussão da dimensão da extensão universitária e suas relações com a pesquisa, o ensino e as políticas públicas.

Expectativa

Congresso reuniu estudantes, professores e profissionais de várias instituições do país e do exterior

A partir desta terça-feira (22) será realizado no campus da Universidade Nacional do Litoral (UNL), em Santa Fé, na Argentina, a 11ª edição do Congresso Ibero-americano de Extensão. A UFJF será representada por cerca de 20 alunos e professores, que apresentarão os resultados dos projetos extensionistas em duas modalidades: artigos e pôsteres. O estudante do curso de Geografia, Vitor Moraes, participará pela segunda vez de um congresso internacional e está com boas expectativas. “Acredito que terei um contato maior com vários acadêmicos que estão ligados a minha área temática e que tem perspectivas diferentes.”

O estudante, que é bolsista do projeto “Ecomuseu da Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima”, acredita que o contato com outras realidades contribuirá para sua formação e para o trabalho em si. “A experiência adquirida no congresso vai gerar contatos para futuras atividades de extensão e pesquisa.”