3ª Escola de Amostragem e Metodologia de Pesquisa (Esamp) será realizada em Juiz de Fora

No Brasil, existe uma carência de profissionais da Estatística com formação sólida em métodos de pesquisa por amostragem. Para integrar pesquisadores brasileiros interessados pelo assunto, desde 2007 é realizada a Escola de Amostragem e Metodologia de Pesquisa (Esamp).

Com o objetivo de consolidar o evento, contribuindo para a capacitação de pesquisadores e para o interesse de estudantes pela área, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá entre os dias 22 e 25 de novembro o 3º Esamp, que será realizado paralelamente ao 2° International Workshop on Surveys for Policy Evaluation, congresso realizado pela primeira vez em Natal, em 2009.  O evento será realizado no novo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF.

Segundo Vieira, evento discutirá diversos métodos de amostragem

Segundo o professor do departamento de Estatística e organizador do evento, Marcel Vieira, o Esamp busca catalizar forças e conhecimentos de grupos de pesquisa e instituições focadas na área, bem como difundir o saber, consolidando o desenvolvimento da estatística no Brasil. “Nosso objetivo é divulgar e discutir variadas técnicas de amostragem. São métodos que são úteis a qualquer área de conhecimento. Além disso, é uma oportunidade de reunirmos as maiores autoridades do país na área, além de contarmos com a presença de convidados internacionais.”

A programação do evento conta com conferências, minicursos, apresentações orais, sessões especiais e workshop. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site http://www.fundaj.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 180 para estudantes sócios da Associação Brasileira de Estatística (ABE), R$ 240 para estudantes não sócios da ABE, R$ 360 para profissionais sócios da associação e R$ 480 para profissionais não sócios.

Reconhecimento
Recentemente, o professor Marcel Vieira foi escolhido para integrar o conselho da International Association of Survey Statisticians (Iass), por um mandato de quatro anos. Nesta função, caberá ao docente participar da organização do Congresso Mundial de Estatística, além de divulgar o conselho e reunir novos membros.