Tratamento dentário eleva autoestima de adolescentes

Cristina acompanha sua filha sendo atendida na Clínica de Adolescentes da UFJF

Cada vez mais os adolescentes buscam melhorar a aparência, mas isso se torna difícil quando eles estão inseridos em grupos sociais menos favorecidos. Por isso, desde 1999 a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece tratamento dentário gratuito a esse público no projeto de extensão “Clínica de Adolescentes”.

A iniciativa, coordenada e idealizada pela professora Luzia da Glória Coelho, atende pacientes com idades entre 11 e 21 anos. Segundo a professora, a escolha dessa faixa etária se deu pelo fato de que os adolescentes não recebem uma atenção especializada. “A saúde bucal vem ganhando um destaque maior. A procura dos adolescentes cresceu, pois eles estão preocupados com a saúde e a fisionomia.”

A professora Luzia Coelho deu início em 1999 a iniciativa, que já atendeu centenas de adolescentes

A ação aborda um grupo social diferenciado, tanto em gênero, quanto em etnia e faixa etária, visando à saúde geral dentro de um contexto social. Maria Cristina Ribeiro, mãe da adolescente Lorena Ribeiro, 14 anos, acredita que a iniciativa é importante, pois atende aquelas pessoas que não tem condições de pagar por um tratamento dentário. “A primeira vez que eu trouxe minha filha aqui, ela tinha oito anos. Eu sempre fui bem atendida.” Lorena, que está fazendo um tratamento de canal, também aprova o serviço. “Eu gosto do tratamento. Pretendo dar continuidade.”

Segundo Luzia, a importância da iniciativa para os alunos do curso de odontologia é que, no mercado de trabalho, eles serão profissionais diferenciados. “Queremos aprimorar e despertar o interesse dos acadêmicos pelos adolescentes. Aqui, eles aplicam os conhecimentos aprendidos em sala de aula.”

Para a bolsista Giseli Carvalho, que cursa o décimo período de odontologia, fazer parte desse projeto é um diferencial para o currículo. “Saber como tratar um adolescente é fundamental, pois eles têm suas peculiaridades. Essa é uma experiência única.” Laila Borges, estudante do nono período, entrou para a equipe em agosto e já percebeu a importância de integrar o grupo. “Temos a oportunidade de lidar com os adolescentes e aprendemos a fazer o tratamento adequado. Também mostramos para eles a importância da higienização bucal.”

Equipe atende a 18 adolescentes por semana

Além da professora Luzia e dos 17 alunos, entre bolsistas e voluntários, que integram o projeto, o professor e ortodontista Elton Gois e a mestranda Drusila Antunes auxiliam nos atendimentos. Para Drusila, o maior valor de fazer parte dessa ação é perceber as diferenças de idade. “Idosos e adolescentes não são iguais, cada um tem suas particularidades. Essa clínica tem o diferencial de trabalhar com essa faixa etária. Percebemos que esse público não estava bem inserido na sociedade e possui necessidades específicas.”

São atendidos, em média, 18 adolescentes por semana. Todo tipo de tratamento é realizado na clínica, como canais, extração de siso e cirurgias. As consultas são realizadas na Faculdade de Odontologia da UFJF, às terças-feiras, das 8h30 às 12h. O projeto também oferece assistência aos moradores do bairro Dom Orione, aos adolescentes que moram no entorno do campus e em cidades vizinhas e ao Instituto Jesus.

As consultas do projeto são realizadas sempre às terças-feiras

Além dos cuidados dentários oferecidos, o projeto ajuda os adolescentes por meio de ações educativas e preventivas. De acordo com a coordenadora, no cronograma de atividades, um dia do semestre é dedicado à realização de palestras. “Nós orientamos os adolescentes quanto à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, uso de drogas e dietas, que interferem diretamente na qualidade bucal.”

Luzia ainda ressalta que, de uma maneira geral, o resultado obtido nesses 12 anos é bastante satisfatório. “Os adolescentes que saem daqui já conquistaram muitas coisas, como emprego e relacionamentos afetivos. Com relação ao tratamento e as orientações, estamos satisfeitos.”

Outras informações:
(32) 2102-3851 (Faculdade de Odontologia)