Prêmio de inovação social financiará projeto de extensão das áreas de saúde, educação ou meio ambiente

Estão abertas as inscrições para o 4º Prêmio Instituto 3M, que financiará um projeto de extensão universitária, voltado para promoção do desenvolvimento social a partir do uso de tecnologias sociais focadas em educação, saúde ou meio ambiente.

A proposta de trabalho deve ser desenvolvida por um estudante de graduação de qualquer curso e orientada por um professor, que terá a responsabilidade de acompanhar e orientar o aluno no desenvolvimento das atividades. A proposta também pode ser apresentada por uma equipe de universitários, desde que um deles seja designado como autor principal. Não há limite de participantes por equipe e seus nomes devem ser informados obrigatoriamente na proposta.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 5 de dezembro pelo autor proponente no site www.instituto3m.org.br/premio. Não há limite de inscrições por universidade. Além do cadastro, o autor deve enviar, conforme orientação do regulamento, a proposta do projeto em arquivo eletrônico para o e-mail premioinstituto3m@unisol.org.br. A proposta deve ser estruturada em, no máximo, 15 páginas com fonte Arial e tamanho 12. O arquivo deve conter justificativa, diagnóstico, público beneficiado, objetivos, resultados esperados, desenvolvimento, metodologia e orçamento.

Podem ser apresentados projetos ainda não desenvolvidos ou que já estejam em andamento e necessitem de apoio para sua ampliação. Em caso de ações extensionistas já iniciadas, o proponente deve especificar quais foram os objetivos e resultados alcançados e as metas para os próximos 12 meses.

A análise das propostas levará em conta critérios como clareza, relevância, viabilidade financeira e adequação da proposta à situação local. Serão selecionados até três projetos finalistas pela comissão julgadora. O resultado final será anunciado em uma cerimônia de premiação, em data ainda a ser definida. O projeto selecionado receberá R$ 30 mil que serão destinados, exclusivamente, à execução das atividades durante o ano de 2012.

Apoio a ações de extensão
O Prêmio Instituto 3M para estudantes universitários é uma iniciativa do Instituto 3M em parceria com o programa Universidade Solidária. Criado em 2007, o prêmio busca apoiar projetos que viabilizem a aplicação de novas tecnologias e metodologias desenvolvidas nas universidades voltadas para a promoção da educação, da saúde e do meio ambiente, e que contribuam para a formação cidadã, proporcionando aos estudantes, pela prática junto à comunidade, a oportunidade de trabalhar e rever os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.

Outras informações: premioinstituto3m@unisol.org.br.

– Período para inscrições e envio dos projetos: até 05/12/2011