Fechar menu lateral

Simpósio de Farmácia reúne estudantes e profissionais de várias instituições

Palestras reuniram centenas de estudantes de farmácia

Com o objetivo de trazer para discussão temas que vem recebendo atenção na área da farmácia foi realizado entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro a primeira edição do “Simpósio Farmacêutico: Ensino, Pesquisa e Inovação”. Promovido em parceria com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/RJ) e com a Fundação Ezequiel Dias (Funed/MG), o evento foi o primeiro de alcance nacional da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Durante os cinco dias de simpósio, os participantes conferiram palestras, mesas de discussão, minicursos e divulgação de trabalhos nas áreas de medicamentos, análises clínicas e alimentos. No último dia, o evento contou com dois minicursos, um relacionado a organofluorados na química medicinal e outro sobre a propriedade industrial no setor farmacêutico, além de uma mesa redonda sobre produtos naturais.

José Xavier é aluno do curso de farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e veio junto com seus colegas de faculdade prestigiar o evento. “É uma grande oportunidade de conhecer uma Universidade diferente, a partir de um evento que contribui para a minha formação”, comenta.

Felipe Fernandes é aluno do curso de farmácia na UFJF e apresentou um trabalho durante o simpósio. “O evento foi muito bom. Apresentar meu trabalho em um simpósio como este conta bastante para o currículo”. Larissa Campos, que também é aluna da UFJF, concorda que o simpósio está sendo proveitoso para sua formação profissional. “As palestras tiveram temáticas muito interessantes”, afirma.

Simpósio também contou com exposição de pôsteres

A diretora da Faculdade de Farmácia e coordenadora do evento, Miriam de Oliveira, afirma que o simpósio alcançou seu objetivo. “Conseguimos promover a difusão de conhecimento, a integração entre alunos e profissionais da área e o estabelecimento de parcerias técnicas.”

Segundo Miriam, a presença de profissionais de renome da área de farmácia contribuiu para o alto aproveitamento de minicursos e mesas redondas. Participaram do simpósio profissionais de várias instituições como da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ainda no evento, foi lançado o Formulário Nacional de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira. “É um formulário que descreve as monografias e os parâmetros de qualidade das plantas para os medicamentos fitoterápicos”, explica a coordenadora.