Fechar menu lateral

Cursos de extensão capacitam profissionais para atender usuários de drogas

CRR oferece quatro cursos de extensão sobre atendimento a usuários de drogas

Melhorar a assistência a dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. Esse é um dos principais objetivos dos cursos de extensão oferecidos pelo Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O Centro Regional de Referência de Drogas (CRR), projeto do governo federal, é coordenado em Juiz de Fora pelo professor Telmo Ronzani. A iniciativa conta com quatro módulos (ver abaixo), que são direcionados aos profissionais da área de saúde.

Os integrantes da iniciativa trabalham com a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) desde 2003. O intuito do curso é passar informações sobre os temas relacionados às drogas. Segundo Ronzani, essa é uma estratégia para melhorar a assistência oferecida pelos profissionais das redes de saúde. “Queremos pessoas mais preparadas e capacitadas para lidar com situações que fogem de seus conhecimentos. Nossa iniciativa vai além da sala de aula. Ela ajuda a favorecer a rede de saúde e transformar a realidade que temos no Brasil. Esperamos como resultado final que os usuários de entorpecentes tenham uma atenção mais adequada.”

A ação é financiada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Além do coordenador, a professora do departamento de Psicologia, Larissa Sartes, também colabora com o projeto na capacitação dos profissionais. Para os interessados em participar do curso, o período de inscrição para novas turmas é divulgado no site www.crrjf.com.br. Os cursos são realizados nas dependências do CRR, no novo prédio do ICH. De acordo com Ronzani, os participantes podem esperar mais do que a simples capacitação. “Vamos discutir as informações mais recentes sobre o tema, além de formas de resolução dos problemas para se trabalhar com essas situações na rede de saúde. Também vamos promover a troca de experiência entre os profissionais, que é importante no processo de capacitação.”

O coordenador afirma que ter um atendimento de qualidade é de suma importância para os usuários de álcool, tabaco e outras drogas. “Se o atendimento for inadequado, os profissionais podem piorar ou dificultar a recuperação dessas pessoas. Por isso, a importância de se ter um atendimento de maior qualidade, com profissionais mais qualificados.”

Cursos oferecidos:
Reinserção social de usuários de crack para profissionais do SUS e SUAS
Atenção Integral aos usuários de crack para médicos da atenção básica
Aperfeiçoamento em crack para profissionais em Hospital Geral
Aconselhamento e intervenções breves para profissionais do SUS e SUAS