Aulas de reforço levam conhecimento a estudantes de escolas públicas

Vinícius Gomes tirando dúvidas de Matemática das alunas

Passar no vestibular. Esse é o sonho da maioria dos estudantes que cursam o ensino médio, mas nem todos estudam como deveriam. As aulas, na maioria das escolas públicas, não preparam adequadamente os alunos para o vestibular e o Enem.

Por esse motivo, o Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) possui um projeto que visa à inclusão social das periferias juizforanas. Coordenado pela professora Cátia Duarte, a iniciativa tem como objetivo diagnosticar a realidade social das comunidades e reforçar o ensino de adolescentes que cursam o ensino médio e se preparam para o vestibular. “A iniciativa começou há seis anos, quando eu conheci dois líderes comunitários do bairro Bela Aurora. Por meio de conversas, decidimos implantar um projeto de capoeira. Depois, ele foi se estendendo e, com as atividades recreativas, trouxemos os alunos para as aulas de reforço escolar”, diz a coordenadora. São quatro bolsistas que integram o grupo de reforço. Eles se revezam entre os bairros Bela Aurora e Dom Bosco e ficam disponíveis para tirar dúvidas na comunidade.

Adolescentes se preparam para o vestibular e o Enem

Seguindo a linha de extensão de grupos sociais vulneráveis, a iniciativa permite uma aproximação da UFJF com as comunidades carentes. O bolsista Vinícius Gomes cursa o quarto período de Ciências Exatas e dá aulas de matemática no bairro Bela Aurora. “É gratificante ver a oportunidade dada a esses alunos. Além disso, estou aprimorando o meu método didático.” Outro bolsista que destaca a relevância do projeto é Alexandre Jenevain, que está no segundo período de Ciências Exatas e dá aulas de física. Para ele, essa é uma ótima oportunidade para os moradores da região. “Muitos alunos querem cursar uma faculdade e o ensino da escola não os preparam para o vestibular. A maioria não tem condições de pagar um cursinho, por isso a ação é válida.”

Reforço

Estudantes aproveitam as aulas de reforço para tirar as dúvidas

No bairro Bela Aurora, o apoio aos alunos é realizado no Centro Cultural de Capoeira Abolição desde o mês de agosto. Entre os estudantes que participam do projeto, está Alessandra Silva, que já terminou o ensino médio e quer cursar Administração numa universidade pública. “Comecei faz uma semana e já senti diferença. Percebi um avanço, pois já esclareci muitas dúvidas.”

Apesar de não morar no bairro, Mayara Almeida também frequenta as aulas. Ela está cursando o terceiro ano do ensino médio e começou nas aulas de reforço há cerca de um mês e meio. “Tenho mais dificuldade em química e física, então as atividades aqui me ajudam bastante.” Raniele Eveling também está no último ano do ensino médio e quer cursar Letras. “Acho que já progredi, não só na escola, mas na hora de fazer exercícios. Antes tinha mais dificuldade, hoje consigo resolver questões do Enem, por exemplo.”

Para os bolsistas, a capacitação que o curso oferece e a evolução dos alunos tornam a participação na iniciativa gratificante. “Pelo que eu conheci da comunidade, o maior valor é a oportunidade que está sendo oferecida a esses alunos. Por isso, é importante estender o ensino a outras comunidades”, afirma Vinícius. Já para os estudantes, o curso é mais que um reforço. Além de aprender, Raniele passa os conhecimentos adquiridos aos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. “Essa é uma forma de ajudar e de incentivar os alunos. E, se eu entrar na faculdade, quero colaborar com quem precisa.”

Outras informações: (32) 3229 – 7610