Fechar menu lateral

Armazém da Saúde promove discussões sobre alimentação saudável na UFJF

Armazém da Saúde é realizado pelo INCA desde 2002

Promover ações educativas e interativas nas áreas de nutrição e saúde. Esse é o objetivo do Armazém da Saúde que irá ocorrer no próximo domingo (16), entre 9h e 13h, e segunda (17), das 9h às 17h, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Proposta inovadora na cidade e região, o evento é uma parceria entre o Departamento de Nutrição da UFJF e o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O Armazém da Saúde é uma estrutura itinerante do INCA, que desde 2002 já passou por diversos estados do país. Neste ano, ele antecipará a II Semana da Nutrição da UFJF, com o tema “alimentação, meio ambiente e saúde”.

O evento contará com três ambientes distintos. O primeiro irá simular um armazém real de vendas, com todos os tipos de alimentos cenográficos expostos. O participante fará suas escolhas de compra e seguirá para o segundo ambiente onde terá suas opções avaliadas, correlacionando-as com a qualidade da alimentação e prevenção de doenças. Já no terceiro ambiente, os participantes serão convidados a se submeter a uma avaliação antropométrica realizada por estudantes, nutricionistas e professores do Curso de Nutrição da UFJF e receberão as orientações cabíveis relacionadas à avaliação em questão.

A proposta visa a abranger não somente o público interno da universidade, mas também a comunidade que frequenta seu espaço. Segundo Cephora Sabarense, coordenadora da iniciativa, a ideia da simulação é interagir com um lugar comum na rotina da população, promovendo uma alimentação mais saudável a partir da orientação dos alimentos escolhidos. “O evento aproveita um ambiente que representa o cotidiano das pessoas, permitindo que elas vejam as soluções nos seu dia a dia”, explica.
Outras informações: (32) 2102-3234