Projeto farmacêutico será ampliado com recursos do Proext

Professora Maria Helena investirá em livros e equipamentos para aprimorar a iniciativa

Um dos projetos contemplados pelo edital do Programa de Extensão Universitária 2011 (Proext) foi o “Assistência Farmacêutica em Unidades de Atenção Primária à Saúde”, coordenado pela professora da Faculdade de Farmácia da UFJF, Maria Helena Braga. A iniciativa receberá, no começo de 2012, R$ 112.770 para investimentos.

Ativo desde 2004, a iniciativa conta hoje com oito bolsistas e 22 voluntários. Eles se revezam nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPs) dos bairros São Pedro e Santos Dumont e da região Centro Sul. Com o objetivo de prevenir e promover a educação em saúde, os participantes desenvolvem atividades com os profissionais de saúde das unidades, como forma de conscientização, além de estarem envolvidos em toda a organização e logística dos medicamentos, desde sua catalogação até seu armazenamento e distribuição. Eles também orientam sobre o uso racional de remédios, tanto para profissionais quanto para usuários.

Segundo Maria Helena, o Brasil ainda é atrasado nas questões que envolvem a assistência farmacêutica, já que há o senso comum de que os medicamentos resolvem todos os problemas. Dessa forma, o projeto atende a uma necessidade da população de maior conscientização sobre o uso correto das substâncias e como se prevenir e garantir a manutenção de uma vida saudável. É também objetivo da iniciativa a realização de um levantamento dos usuários de cada unidade, acompanhando mais de perto uma parcela do público, como hipertensos e diabéticos.

Iniciativa é desenvolvida em três UAPs de Juiz de Fora

A professora destaca a necessidade de ampliação do projeto para melhor servir à comunidade e aos usuários das UAPs.O recurso recebido junto ao Ministério da Educação (MEC) auxiliará no aumento de qualidade na prestação de serviços e na plena realização das atividades propostas. Para garantir um acompanhamento mais próximo dos usuários das unidades, mais bolsistas entrarão na iniciativa. Assim, as UAPs contarão com estudantes do curso de farmácia em horários diversos para o auxílio da educação em saúde, atendendo a uma demanda já existente.

Além disso, a coordenadora conta que as referências teóricas na área são múltiplas. Visando a um melhor preparo teórico dos bolsistas para o atendimento nas UAPs, livros didáticos e computadores serão adquiridos. Tais equipamentos contarão ainda com softwares específicos para gestão de medicamentos. Na busca de dar mais suporte aos alunos, os recursos também serão usados para a compra de materiais de escritório e de informática e na contratação de serviços gráficos e de editoração, destinados à publicação de livros e trabalhos acadêmicos.

Conheça os outros projetos contemplados pelo Proext 2011:

– Produção de Plantas Medicinais e Fitoterapia
– Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima