Fechar menu lateral

UFJF encaminha duas propostas ao Projeto Rondon

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF) encaminhou duas propostas de trabalho de equipes multidisciplinares da instituição para as operações de janeiro de 2012 do Projeto Rondon. Nesse período, serão realizadas as operações Babaçu e Pai Francisco em 23 municípios dos estados do Maranhão e Tocantins.

A Coordenação Geral do Projeto Rondon é a responsável por avaliar e selecionar as propostas encaminhadas. O Ministério da Defesa divulgará no dia 14 de outubro no site do Projeto Rondon a lista de instituições superiores selecionadas para participar das operações. Após a divulgação, o Projeto Rondon organizará a viagem precursora, de caráter obrigatório, dos professores-coordenadores aos municípios, para ajustar a ideia de trabalho à realidade e à necessidade da comunidade local.

Para a operação Babaçu, foi enviada a proposta da professora da Faculdade de Enfermagem, Marli Salvador. As ações previstas têm como foco as áreas de cultura, direitos humanos, educação e saúde. Já para a operação Pai Francisco, a UFJF encaminhou a proposta desenvolvida pela professora do departamento de Turismo, Luciana Bittencourt, que prevê atividades de comunicação, meio ambiente, tecnologia e trabalho.

Operações

Equipe da UFJF que participou da operação Centro-Norte em 2009

A operação Pai Francisco será desenvolvida entre os dias 20 de janeiro e 5 de fevereiro de 2012 em 11 municípios do estado do Maranhão. Já a operação Babaçu será realizada em 11 municípios do Maranhão e em Aguiarnópolis, no Tocantins, entre os dias 21 de janeiro e 6 de fevereiro. A previsão é de que cerca de 460 estudantes e professores universitários de todo o país participem das duas operações.

Nota
Neste ano, a UFJF poderia enviar até duas propostas de equipes multidisciplinares, sendo uma para cada operação, conforme o item 3.3 do convite. No release publicado no site da Proex no dia 19 de setembro erramos ao informar que cada instituição de ensino superior (IES) poderia enviar até quatro propostas, sendo uma para cada conjunto de ações.