Proex recebe inscrições para o projeto Rondon até o dia 26 de setembro

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF) recebe inscrições para as operações de janeiro do Projeto Rondon até a próxima segunda (26). O convite, publicado pelo Ministério da Defesa, prevê a realização das operações Pai Francisco e Babaçu, nos estados do Maranhão e Tocantins.

O professor interessado em participar da iniciativa deve entregar, no ato da inscrição, a ordem de prioridade dos municípios e a proposta de trabalho (impressa e em CD) para a operação específica desejada, de acordo com o conjunto de ações escolhido. O interessado deverá optar pelo conjunto A, que envolve ações relacionadas à cultura, direitos humanos, educação e saúde, ou B, com ações voltadas à comunicação, meio ambiente, tecnologia e trabalho.

A UFJF poderá participar com até quatro equipes, sendo no máximo uma por conjunto de ações. Caso o número de equipes interessadas supere o número de vagas, a Pró-Reitoria avaliará cada uma das propostas apresentadas e convocará uma reunião entre os professores, a ser realizada no dia 28 de setembro, às 14h, na Proex. Definidas as equipes inscritas, caberá à Pró-Reitoria cadastrar as propostas no site do Ministério da Defesa.

As equipes precisam ser multidisciplinares e compostas por dois professores e oito alunos da Universidade.  Os estudantes deverão estar cursando a segunda metade da graduação e não ter participado de operações anteriores.

Resultado

Coordenada pela prof. Marli Salvador, equipe representou a UFJF em Regeneração em janeiro de 2011

A Coordenação Geral do Projeto Rondon é a responsável por avaliar e selecionar as propostas encaminhadas. O Ministério da Defesa divulgará no dia 14 de outubro no site do Projeto Rondon a lista de instituições superiores selecionadas para participar das operações. Após a divulgação, o Projeto Rondon organizará a viagem precursora, de caráter obrigatório, dos professores-coordenadores aos municípios, para ajustar a ideia de trabalho à realidade e à necessidade da comunidade local.

Operações
A operação Pai Francisco será desenvolvida entre os dias 20 de janeiro e 5 de fevereiro de 2012 em 11 municípios do estado do Maranhão. Já a operação Babaçu será realizada em 11 municípios do Maranhão e em Aguiarnópolis, no Tocantins, entre os dias 21 de janeiro e 6 de fevereiro. A previsão é de que cerca de 460 estudantes e professores universitários participem das duas operações.

A iniciativa
O projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo permitir que professores e alunos universitários atuem como voluntários durante as férias acadêmicas em atividades socioeducativas em municípios carentes das regiões Norte e Nordeste. Nos últimos anos, equipes multidisciplinares da UFJF atuaram em ações do Projeto Rondon, como as operações Nordeste, Centro-Norte, Grão-Pará e Zabelê.