Fechar menu lateral

Debate sobre criminalidade encerra semana de Ciências Sociais

Debate sobre criminalidade despertou a atenção de estudantes de variados cursos

A XIII Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se encerrou na última sexta-feira (16), com uma mesa redonda que discutiu assuntos relacionados à criminalidade, violência e controle social no Brasil. O evento contou com a presença do Secretário de Defesa e Segurança Social do Estado de Minas Gerais, Lafayatte Andrada, e do sociólogo e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Paulo Fraga.

O debate apontou os dilemas enfrentados na teoria e na prática. Andrada debateu a relação da criminalidade com o sistema de defesa social e destacou a importância de programas de prevenção e de ressocialização. “Tentamos fazer um trabalho de humanização dentro dos presídios. Lá, procuramos realizar atividades de ressocialização, como teatro, desfile e festas.”

Para Lafayette, programas de prevenção e de ressocialização são importantes no combate à violência

Já o professor Paulo Fraga destacou as Ciências Sociais no cenário nacional e fez uma retrospectiva sobre os estudos sociológicos, enfatizando os princípios do criminoso, da vítima e do sistema. Para ele, na sociologia, é complicado chegar a um consenso sobre o que é violência. “Primeiramente temos uma dificuldade, pois a violência é diversificada e as práticas são variadas. Depois, não se pode classificar um crime sem se apoiar no que o Direito Penal apresenta.” Para Fraga, apesar do fim da ditadura no Brasil, a criminalidade aumentou. “Houve uma transição epidemiológica. Até 1990, a produção de estudos sobre crimes eram poucas. Hoje, ela é muito combatida por estudiosos.”

A mesa, realizada no Anfiteatro da Faculdade de Direito, foi uma iniciativa do Centro Acadêmico de Ciências Sociais Darcy Ribeiro, em parceria com o Instituto de Ciências Humanas (ICH), Departamento e Coordenação do curso de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Pró-Reitoria de Extensão.